Morreu o Pe. Manuel de Sousa Silva, pároco de Joane durante 60 anos

Uma vida ao serviço da comunidade de Joane
Foto: Arquidiocese de Braga

Faleceu o padre Manuel de Sousa Silva que exerceu funções como pároco da vila de Joane entre 1959 e 2019, anunciou hoje a Arquidiocese de Braga.

O pároco tinha sido substituído no cargo em junho de 2019 depois de um pedido de substituição motivado por doença.

Nascido a 03 de setembro de 1929, em S. Lourenço de Sande, Guimarães, foi ordenado sacerdote a 05 de julho de 1953.

Após a sua ordenação, foi nomeado vigário cooperador da paróquia do Divino Salvador de Joane, Vila Nova de Famalicão, assumindo este trabalho a 3 de setembro do mesmo ano.

Seis anos depois, em 30 de junho de 1959, por morte do pároco, foi nomeado para o substituir, tendo dedicado todo o seu ministério ao serviço dessa paróquia.

Em nota de imprensa, a Arquidiocese de Braga sublinha que o Pe. Manuel de Sousa e Silva demonstrou sempre grande preocupação por construir e manter a unidade da paróquia atráves das famílias e diversos grupos pastorais.

“Destaca-se, entre outras, a construção ou recuperação do Centro Social, Capela Mortuária, o Salão Paroquial e a Residência Paroquial. Ao mesmo tempo, cuidou de diversos grupos pastorais, nomeadamente: a catequese, Acção Católica, Fraternidade Nun’Álvares, Legião de Maria, Jovens sem Fronteiras e os dois grupos corais”, refere a mesma nota.

Já o arciprestado de Famalicão, na altura da sua substituição, deixou um agradecimento ao pároco “pelo serviço prestado”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados