Morreu, na quarta-feira, aos 89 anos, o padre João Araújo, natural de Ponte de Lima e pároco durante várias décadas em Arcos de Valdevez, anunciou hoje a Diocese de Viana do Castelo.
As cerimónias fúnebres realizam-se esta quinta-feira, às 21:00, na Igreja Paroquial de Cabreiro, em Arcos de Valdevez, e na sexta-feira, às 15:00, na Igreja de São Julião de Freixo, em Ponte de Lima, onde será sepultado.
De acordo com a biografia da Diocese de Viana, João Rebelo Vieira de Araújo nasceu em São Julião de Freixo, Ponte de Lima, em 6 de julho de 1934.
Ingressou nos Seminários de Braga no ano de 1950.
Foi ordenado presbítero no dia 15 de agosto de 1962.
Após a ordenação foi nomeado pároco para as paróquias de Divino Salvador de Cabreiro e São Miguel de Loureda, em Arcos de Valdevez.
Posteriormente assumiu a comunidade de São Pedro de Sá (durante 38 anos) e Alvora (oito anos) e, de forma temporária, as paróquias de São João Baptista de Sistelo e Gondoriz, também no concelho de Arcos de Valdevez.
Em simultâneo com a sua missão sacerdotal foi membro do conselho municipal de Arcos de Valdevez. Lecionou Educação Moral Religiosa e Católica nas escolas de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.
Por razões de saúde e de idade deixou as funções paroquiais em julho de 2020.
No dia 11 de julho de 2022 foi condecorado pelo Município de Arcos de Valdevez.