Morreu o músico Carlos Costa, do Trio Odemira

Aos 80 anos
Morreu o músico carlos costa, do trio odemira

O músico Carlos Costa, de 80 anos, que fez parte do Trio Odemira, morreu no domingo, anunciou hoje este grupo.

O Trio Odemira contava mais de 60 anos de carreira, formou-se em 1958, e protagonizou êxitos como “Ana Maria” e “Anel de Noivado”, tendo sido o primeiro a gravar em disco temas populares alentejanos, à exceção dos grupos corais, segundo a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, que dá como exemplo o ‘single’ “Rio Mira”, de 1958.

Esta enciclopédia indica que o repertório do trio inclui várias canções espanholas e sul-americanas, algumas gravadas em português, temas tradicionais da Beira Baixa e do Alentejo, e versões de canções gravadas por Tony de Matos (1924-1989), Amália Rodrigues (1920-1999) e Max (1918-1980).

O grupo, segundo a mesma fonte, detém recordes de vendas como um Disco de Platina (mais de 140 mil exemplares) e seis Discos de Ouro (mais de 40 mil exemplares, cada).

Em 2019, o trio atuou, celebrando os 60 anos de carreira, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, entre outros palcos e, em setembro de 2016, foi distinguido com Prémio de Mérito e Excelência Cidade de Moura, na área da Música.

Alem de Carlos Costa, que residia na aldeia dos Capuchos, no concelho de Almada, no distrito de Setúbal, constituíam o trio os seus irmãos Júlio Costa e Mingo Rangel.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Governo admite começar desconfinamento antes da páscoa

Governo admite começar desconfinamento antes da Páscoa

Próximo Artigo
Quer entrar num filme com atores nacionais de renome? Barcelos procura candidatos

Quer entrar num filme com atores nacionais de renome? Barcelos procura candidatos

Artigos Relacionados