Morreu Marco Paulo

Tinha 79 anos

O cantor Marco Paulo morreu hoje, aos 79 anos, noticiou a estação de televisão SIC Notícias, do mesmo grupo de media onde tinha um programa semanal.

Ao longo dos anos, o músico lutou contra várias doenças oncológicas. Recentemente foram-lhe diagnosticados dois cancros, um no pulmão e outro no fígado.

Em meados de setembro, recebeu a notícia de que a quimioterapia não estava a resultar e seria suspensa.

Marco Paulo, nome artístico de José Simão da Silva, o intérprete de êxitos como “Eu tenho dois amores” e “Maravilhoso coração”, nasceu a 21 de janeiro de 1945, em Mourão, no distrito de Évora, fixando-se com a família em Alenquer, no distrito de Lisboa, no final dos anos 1950, e depois no Barreiro, já na década de 1960.

Dos artistas mais populares e com mais discos vendidos em Portugal, Marco Paulo recebeu, em 2022, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o título de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

“Presente na vida musical portuguesa longas décadas”

O Presidente da República já lamentou a morte do cantor e apresentou sentimentos à família, amigos e admiradores do artista.

Uma nota de pesar divulgada no ‘site’ da Presidência da República refere que Marcelo Rebelo de Sousa “recebeu com pesar a notícia do falecimento do cantor Marco Paulo”, lembrando que o artista esteve “presente na vida musical portuguesa longas décadas”.

Na nota, Marcelo Rebelo de Sousa apresenta os sentimentos à família, amigos e admiradores do artista.

Marco Paulo foi o intérprete de êxitos como “Eu tenho dois amores” e “Maravilhoso coração” e recebeu um Disco de Diamante, por mais de 1,5 milhões de discos vendidos.

O cantor, cuja carreira esteve ligada durante cerca de 34 anos ao produtor musical Mário Martins na discográfica Valentim de Carvalho, construiu um repertório maioritariamente de versões em português, tendo optado por um modelo de atuação no esteio de nomes como Tony de Matos (1924-1989), Rui Mascarenhas (1929-1987) e António Calvário.

Entre outros, Marco Paulo trabalhou com António José, Mário Martins, Rosa Lobato de Faria, Joaquim Luís Gomes, Fernando Correia Martins, Jorge Machado, Shegundo Galarza, Luís Filipe e Emanuel, entre músicos, escritores/letristas, produtores.

Com Lusa

Notícia atualizada às 09h34 com nota da Presidência.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x