Morreu, esta quarta-feira, aos 91 anos, Juvenal Silva, conhecido médico obstetra de Esposende.
Natural de Esposende, licenciou-se em Medicina e Cirurgia, pela Faculdade de Medicina do Porto, destacando-se pela especialização em Obstetrícia e Ginecologia.
De acordo com uma nota de pesar do município de Esposende, “operou uma verdadeira revolução” nessa área, “contribuindo para a irradicação dos partos domiciliários”.
“Por isso, as maternidades de Esposende, Fão e Forjães registaram uma procura inusitada de parturientes, oriundas de todos os pontos do país. Profusamente aludia aos 15.420 bebés que ajudou a nascer”, refere a nota da Câmara de Esposende.
Na área profissional, Juvenal Silva foi médico dos Serviços Médico-Sociais nos postos de Malta (Vila do Conde), Póvoa de Varzim e Barcelos e do Hospital Asilo de S. João de Deus de Fão em Clínica Geral, Obstetrícia e Ginecologia, sendo mais tarde nomeado diretor da maternidade.
Devido à sua atividade e à sua dedicação à causa pública, tornou-se muito popular e querido em todo o concelho.
A admiração dos esposendenses, e não só, pela sua pessoa levou, inclusivamente, à criação de uma página que pretende reunir todos aqueles que nasceram pela sua mão.
Foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal, em 2007, pela Câmara de Esposende, por serviços prestados à comunidade, tendo sido membro da Assembleia Municipal e candidato à Câmara Municipal, pelo Partido Socialista.
Desenvolveu, ainda, uma intensa atividade profissional no nosso concelho, alargando a sua intervenção ao associativismo e às causas sociais.
Nos últimos anos, já reformado, foi também alvo de homenagens do Rotary Club Esposende e da Santa Casa da Misericórdia de Esposende.
O funeral realiza-se na sexta-feira, pelas 17:00, na Igreja Matriz de Esposende, onde estará em câmara ardente a partir das 12:00.
Será de seguida cremado no crematório Central Vale do Ave, em Famalicão.
Notícia atualizada às 21h26 com nota de pesar da Câmara de Esposende.