O antigo internacional do FC Porto, atual diretor para o futebol profissional dos ‘azuis e brancos’ e ex-treinador do SC Braga, Jorge Costa, morreu hoje aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória, disse à Lusa fonte do Hospital São João.
Segundo a mesma fonte, Jorge Costa “entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência” daquele centro hospitalar, verificando-se o óbito, depois de ter sido transportado para o hospital após ter-se sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
Segundo o Jornal de Notícias, Jorge Costa tinha acabado de prestar declarações à SportTV e tinha pedido para as fazer num espaço interior, uma vez que já se estava a sentir indisposto.
O alerta foi dado pelas 12:48.
Costa representou os ‘dragões’ em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tornando-se um dos defesas mais marcantes da história dos portistas, com os quais conquistou uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito vezes a I Liga, cinco a Taça de Portugal e cinco a Supertaça. Pela seleção portuguesa foi internacional AA 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial sub-20 de 1991.
Entretanto, o SC Braga já emitiu uma nota de pesar na qual manifesta “profunda consternação” pela morte de Jorge Costa, uma “figura histórica do futebol nacional” e que representou o SC Braga, como treinador adjunto e principal nas épocas de 2006/2007 e 2007/2008.
“A terrível notícia do seu falecimento abala todo o edifício desportivo nacional, não podendo o SC Braga deixar de se associar à enorme dor partilhada pela sua família, pelos seus amigos e por toda a estrutura do FC Porto”, conclui a nota de pesar.
Com Lusa
Notícia atualizada às 15h46 com nota de pesar do SC Braga.