Morreu Joana Marques Vidal

Ex-procuradora-geral da República e presidente do Conselho Geral da UMinho
Morreu joana marques vidal
Foto: UMinho / DR

A ex-procuradora-geral da República Joana Marques Vidal morreu esta terça-feira, aos 68 anos, no Hospital de São João do Porto, onde estava internada há várias semanas em coma.

A informação foi confirmada à Lusa por fonte próxima da família, depois de ter sido avançada pelo Observador.

Joana Marques Vidal era presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho, o órgão máximo de governo e decisão estratégica da academia minhota.

Foi a primeira mulher a liderar a Procuradoria-Geral da República, entre 2012 e 2018, sendo sucedida no cargo por Lucília Gago.

Joana Marques Vidal nasceu em 1955, em Coimbra. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, fez pós-graduação em Proteção de Menores pela Universidade de Coimbra, e em Jornalismo Judiciário pela Universidade Lusófona de Lisboa. Foi procuradora-geral da República (2012-18) e representante do PGR no Ministério Público do Tribunal Constitucional (2018-21).

Entre outros cargos, exerceu como presidente da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, vice-presidente da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família – Crescer Ser, presidente da assembleia-geral do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, diretora-adjunta do Centro de Estudos Judiciários, vogal do Conselho Superior do Ministério Público e foi agraciada com a grã-cruz da Ordem Militar de Cristo pelo Presidente da República.

Participou em comissões legislativas no Direito da Família e dos Menores, destacando-se na que procedeu às alterações da Legislação da Adoção em 2003. Publico diversos artigos publicados e interveio em cursos superiores e conferências sobre temas como infância e juventude, vítimas de crime, violência doméstica, formação de magistrados e Estatuto do Ministério Público, corrupção e criminalidade económico-financeira.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
É de guimarães, venceu o 'masterchef' e agora vai reabrir emblemático restaurante no alto minho

É de Guimarães, venceu o 'MasterChef' e agora vai reabrir emblemático restaurante no Alto Minho

Próximo Artigo
Fenprof pede ao governo que analise casos concretos de professores doentes

Fenprof pede ao Governo que analise casos concretos de professores doentes

Artigos Relacionados