Seguir o O MINHO

Futebol

Morreu Jacques, ex avançado do SC Braga e do Famalicão

Óbito

em

Foto: Arquivo JN

O ex-avançado Jacques, que representou o SC Braga, o Famalicão e ‘deu’ a primeira Supertaça de futebol ao FC Porto, morreu, aos 65 anos, informaram hoje o Farense e o Lusitano de Vila Real de Santo António, nos quais começou a carreira.

Sem se conhecer a causa da morte, os dois clubes algarvios lamentam a morte do seu antigo futebolista, nascido em Vila Real de Santo António, onde fez a sua formação no Lusitano local, antes de se estrear como sénior no Farense.

Entre 76 e 79 alinhou no Famalicão, somando 30 jogos e oito golos, quase todos marcados na terceira (e última) época na vila minhota.

Seguiram-se duas épocas no SC Braga. Na primeira, marcou dois golos em 24 jogos. Já na segunda, fez o gosto ao pé por 18 vezes, em 30 jogos disputados.

Seguiu então para o FC Porto onde, na primeira época (81/82), conseguiu a impressionante marca de 34 golos em 41 jogos, que lhe valeu uma chamada à seleção nacional.

Regressou em 85 ao Braga para fazer mais duas épocas, deixando o Norte rumo ao Sporting da Covilhã e, depois, Castromarinense.

Jaques Pereira no FC Famalicão. Foto: DR

Foi no FC Porto, ao qual chegou em 1981/82, que o avançado teve os seus grandes momentos, vencendo um campeonato, uma Taça de Portugal e duas Supertaças.

Jacques foi mesmo decisivo na Supertaça de 1981, ao fazer um ‘hat-trick’ no triunfo dos ‘dragões’ sobre o Benfica, por 4-1, na segunda mão, após uma derrota por 2-0 em Lisboa.

O algarvio fez um jogo pela seleção portuguesa, frente à Bulgária (5-2), em 1981.

Populares