Morreu Catherine Ribeiro, uma cantora “livre e libertária”

Artista francesa era filha de pais portugueses
Morreu catherine ribeiro, uma cantora "livre e libertária"
Foto: DR

A cantora francesa, de origem portuguesa, Catherine Ribeiro morreu na noite de quinta para sexta-feira num lar, em Martigues, no sul de França, aos 82 anos, anunciou fonte próxima à agência France-Presse e citada pela imprensa.

Classificada logo na década de 1970 como a “grande sacerdotisa da canção francesa”, tida por herdeira de Léo Ferré, o Le Monde define-a “mais como ‘pasionaria’ tumultuosa do que efémera superestrela”.

“As palavras não são mais do que um acessório, preferiria que se chegasse às onomatopeias para substituir as palavras. É preciso que a voz sirva de instrumento. O que procuro fazer é destruir completamente a canção clássica”, afirmou, numa entrevista de 1970 citada pelo Le Monde, embora tenha, mais tarde, gravado um disco de homenagem a Edith Piaf, que foi premiado.

Filha de emigrantes portugueses, de pai próximo dos comunistas e de mãe analfabeta e dura, mas que lhe passa a influência do fado, segundo a biografia publicada pelo Le Monde, Catherine Ribeiro nasceu em 1941 em Lyon, tendo dado início à carreira nos anos 1960, a solo e depois com a banda Alpes, merecendo comparações a nomes contemporâneos de língua inglesa desde Bob Dylan a Nico, mas também às principais vozes francófonas.

Ribeiro também chegou ao cinema, com destaque para “Os Carabineiros”, de Jean-Luc Godard, em 1963, onde conheceu o guitarrista Patrice Moullet, fundador do grupo Alpes, com quem passa a trabalhar e viver, realçando o Le Monde que se juntam a uma das primeiras comunidades ‘hippies’ de França na sequência do maio de 1968.

“Livre e libertária sem nunca aceitar um clã mais do que o outro”, afirmou, em 2018, à Les Inrocks, a cantora que chegou a cantar José Afonso, salientando a AFP que as suas canções mostravam as suas múltiplas causas: pela Palestina, pelos refugiados chilenos, contra a guerra do Vietname, pela ecologia ou contra o Presidente da República Giscard d’Estaing.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Esta casa em caminha projetada por siza vieira está em vias de ser classificada

Esta casa em Caminha projetada por Siza Vieira está em vias de ser classificada

Próximo Artigo
Viver as vindimas numa quinta em celorico de basto

Viver as vindimas numa quinta em Celorico de Basto

Artigos Relacionados