Morreu aos 91 anos a Fernandinha, “património humano de Guimarães”

Óbito
Morreu aos 91 anos a fernandinha, "património humano de guimarães"

Morreu aos 91 anos uma das figuras mais emblemáticas do centro histórico de Guimarães. “Fernandinha”, como era conhecida, passou mais de meio século a vender mercearia aos habitantes da cidade e, mais recentemente, aos turistas, com quem mantinha uma relação muito afável na Rua de Santa Maria.

O MINHO confirmou a notícia junto de Vítor Oliveira, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Guimarães e um “bom amigo” de Fernanda, que lhe perguntava “sempre pelos miúdos” quando o via passar.

“É uma figura emblemática de Guimarães. Património Humano de Guimarães. A Rua de Santa Maria nunca mais será a mesma”, começou por dizer Vítor a O MINHO, em tom emocionado. “Ela vendia de forma itinerante, sobretudo a turistas. Mesmo sem saber falar línguas estrangeiras, ela conseguia vender e todos a entendiam”, recordou.

“Toda a gente gostava dela, trabalhou até morrer aqui ao pé da Câmara e criou muitas amizades. Era atenciosa e afável e vai fazer muita falta. Se 2020 foi um ano complicado, 2021 começa de uma maneira terrível”, acrescentou.

Morreu aos 91 anos a fernandinha, "património humano de guimarães"
Foto: Vítor Oliveira

Ainda não são conhecidas as datas para as cerimónias fúnebres.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Covid-19: novo recorde de mortos (166) e infetados (10. 947). Há 8. 477 recuperados

Covid-19: Novo recorde de mortos (166) e infetados (10.947). Há 8.477 recuperados

Próximo Artigo
Treinador do nacional diz que o jogo com o moreirense é “importantíssimo"

Treinador do Nacional diz que o jogo com o Moreirense é “importantíssimo"

Artigos Relacionados