Morreu aos 111 anos um dos irmãos portugueses mais velhos do mundo

Óbito

Morreu, na terça-feira, aos 111 anos, Albano Andrade, um dos irmãos portugueses mais velhos do mundo, mérito reconhecido no livro de recordes do Guinness desde 2019.

A Câmara de Santa Maria da Feira manifestou “sentidas condolências à família enlutada, em particular ao irmão Alberto Andrade, de 109 anos, com quem Albano partilhou uma longa vida, marcada pela cumplicidade e união familiar”.

Recorde-se que, como O MINHO noticiou, os irmãos tinham sido homenageados, em fevereiro deste ano, com um voto de louvor pela Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira.

“Pelo simbolismo das suas idades, Albano Andrade e Alberto Andrade foram os primeiros idosos do concelho a serem visitados no âmbito da iniciativa ‘Café com os Avós’, a 13 de março de 2018, tinham na altura 108 e 106 anos, respetivamente”, conta a autarquia.

O Guiness World of Records destacou, em 2019, que “irmãos com idade cumulativa de 216 anos são os mais velhos do mundo”. Essa entidade comparava que a idade combinada dos dois irmãos envolvia um período de tempo “mais longo do que aquele de que Saturno e Neptuno juntos precisam para completar uma órbita em torno do sol”.

Albano Andrade nasceu a 14 de dezembro de 1909 e Alberto a 02 de dezembro de 1911. Emídio Sousa, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, conhece-os pessoalmente, e recordou, por altura da homenagem feita pela Assembleia Municipal, que, no seu período de atividade profissional, ambos geriam “um alambique de bagaço, o que sempre lhes deu umas boas histórias para contar”.

Também nessa altura, Ângelo Santos, deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal, destacou outras perspetivas sobre os dois irmãos: “Contribuíram muito para a freguesia e são pessoas respeitadas e de referência, sendo empreendedores na área agrícola e comercial, e apaixonados pela atividade cultural, [em particular] a música, já que, em família, formaram uma banda com saxofones e violinos”.

Os irmãos mais velhos do mundo são portugueses. Albano e Alberto têm 111 e 109 anos

Albano tocava violino e saxofone, enquanto Alberto se focou apenas no instrumento de sopro e chegou a lecioná-lo na banda de Souto. Ambos deram concertos em diversos pontos do país durante a sua juventude.

Fonte da família contou que os dois irmãos sempre foram “muito amigos um do outro”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x