A dois dias de fazer 105 anos, morreu Manuel Ferreira da Silva, o homem mais velho da freguesia de Macieira de Rates, em Barcelos, e dos mais idosos daquele concelho e do Minho.
No ano passado, aquando do seu 104.º aniversário, celebrado a 12 de janeiro, O MINHO dava conta de que o centenário continuava a participar nas atividades da freguesia e nunca tinha faltado a umas eleições, indo sempre votar pelo próprio pé.
Desde que Manuel Ferreira da Silva fez 98 anos que a Junta de Macieira de Rates fez questão de assinalar o seu aniversário, uma vez que era a pessoa mais velha da freguesia.
Vida dedicada à lavoura
Natural de Pedra Furada, Manuel Ferreira da Silva casou cerca dos 40 anos, foi viver para Macieira de Rates e tornou-se caseiro da Quinta do Loureiro. É por isso conhecido como “o caseiro do Loureiro”.
José Padrão, presidente da Junta de Macieira de Rates, salientava a O MINHO, em janeiro do ano passado, que o centenário nunca tinha falhado umas eleições: “É sagrado. E vai sempre votar pelo próprio pé”. E nas atividades da freguesia participava sempre “com um sorriso na cara”.
O funeral realiza-se no domingo, dia em que faria 105 anos, pelas 11:00, na Igreja Paroquial de Macieira de Rates.