Morreu hoje, aos 85 anos, António Vale, histórico militante e dirigente do PSD de Barcelos e primeiro presidente eleito da Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria, naquele concelho.
A Concelhia do PSD recorda o também empresário como um “servidor da causa pública, tendo exercido diversos serviços cívicos”.
António Vale foi presidente da Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria em 1974/85, membro da Comissão Política de Secção em 1978, 1983/86 e vice-presidente em 1987/94, Membro da AM em 1976/85 e desde 1989, secretário da Mesa AM em 2005/09, vereador em 1985/1989, presidente da Mesa da Assembleia Concelhia PSD em 1979/83 e vice-presidente da Mesa da Assembleia Concelhia PSD.
O PSD lembra que também foi “membro de órgãos Distritais e Delegado a Congressos, Presidente e Dirigente de Instituições Barcelenses durante várias décadas, muito contribuindo para o desenvolvimento e promoção do concelho de Barcelos”.
A Junta de Freguesia de Galegos também emitiu uma nota de pesar, na qual recorda que o seu primeiro presidente, “eleito democraticamente, foi uma figura de enorme destaque” na comunidade local.
“Ligado à fundação do Partido Social Democrata e com um extenso currículo de participação cívica e política, António Vale foi um lutador incansável pela democracia, promovendo sempre o diálogo e a participação ativa da comunidade”, acrescenta a nota de pesar.
“Com uma vida marcada pelo compromisso com a nossa terra, defendeu com vigor as associações, empresas e cada cidadão, especialmente no apoio ao artesanato e à olaria, setores que ele ajudou a preservar e valorizar, fortalecendo a identidade cultural de Galegos Santa Maria”, pode ler-se ainda.
E conclui: “A sua ambiciosa visão impulsionou o grande desenvolvimento da nossa comunidade. Um legado de liderança, determinação e amor pela nossa terra que continuará a inspirar-nos por várias gerações”.