Um golo solitário de Schettine valeu hoje ao Moreirense uma vitória frente ao Santa Clara (1-0), em jogo a contar para a segunda jornada da I Liga de futebol, disputado em Ponta Delgada, e o segundo triunfo em dois jogos.
O tento que fez a diferença aconteceu logo na fase inicial da partida, aos oito minutos, quando o avançado brasileiro bateu Gabriel Batista.
Com o triunfo, a equipa de Moreira de Cónegos soma a segunda vitória no campeonato (seis pontos), enquanto os açorianos continuam sem pontuar (perderam por 3-0 na primeira jornada diante do Famalicão).
Três dias após o jogo frente ao Larne, que garantiu aos açorianos um lugar no play-off da Liga Conferência, Vasco Matos promoveu alterações táticas ao fazer alinhar uma linha defensiva com quatro homens (Venâncio e Rocha no meio e Sidney Lima e Mateus Pereira nas alas), desfazendo a habitual defesa a três.
Apesar das mudanças, foi o Moreirense quem entrou mais forte. Os forasteiros, mais intensos na reta inicial, chegaram ao golo logo aos 08 minutos, após aproveitarem uma perda de bola em zona defensiva dos anfitriões.
Dinis Pinto e Kiko trabalharam a partir do espaço no corredor direito e Schettine – que até já passou pelo Santa Clara – finalizou de forma certeira.
Em desvantagem, os açorianos viram-se obrigados a assumir a despesa do jogo, mas apresentaram sempre dificuldades no momento da construção e em chegar com qualidade ao último terço do terreno, apesar do domínio na posse de bola.
Nos primeiros 45 minutos, a equipa da casa só conseguiu criar perigo através do jogo direto ou de lances de bola parada.
Já os de Moreira de Cónegos, mais tranquilos no encontro, criaram perigo sempre que aceleraram o jogo, aproveitando as fragilidades defensivas do Santa Clara.
Nos descontos, aos 45+2 minutos, Gabriel Batista evitou mais um golo de Schettine, na sequência de uma transição ofensiva dos forasteiros.
Na segunda parte, o Santa Clara continuou a controlar a posse de bola, sem conseguir, contudo, imprimir grande intensidade à partida.
Com um futebol previsível e pouco objetivo, os açorianos não conseguiram superar a defensiva do Moreirense, que se manteve organizada, colocando, em vários momentos, todos os homens atrás da linha da bola.
Na reta final, o Santa Clara forçou em busca do golo, metendo vários elementos no processo ofensivo e procurando colocar a bola na área contrária.
Aos 80 minutos, os açorianos dispuseram da sua melhor oportunidade em todo o jogo, mas o guardião Caio Secco evitou que o remate de João Costa encontrasse o caminho das redes.
Já depois dos 90 minutos, Yan Sousa teve nos pés a possibilidade de ampliar a vantagem, mas, isolado frente a Gabriel Batista, não conseguiu a finalização certeira.
O Moreirense juntou-se na frente, com seis pontos, a SC Braga e Famalicão, enquanto o ‘onze’ de Vasco Matos, a disputar as pré-eliminatórias de acesso à fase de liga da Liga Conferência, continua a zero, pois já tinha perdido por 3-0 em Famalicão.
Resumo
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Santa Clara – Moreirense, 0-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcador:
0-1, Schettine, 08 minutos.
Equipas:
– Santa Clara: Gabriel Batista, Venâncio (MT, 46), Rocha, Sidney Lima, Mateus Pereira (Calila, 59), Pedro Ferreira (Paulo Victor, 58), Adriano, Serginho, Gabriel Silva (Elias, 73), Vinicius e Wendel (João Costa, 73).
(Suplentes: Neneca, Calila, Elias, Brenner, João Costa, MT, Paulo Victor, José Tavares e Henrique Pereira).
Treinador: Vasco Matos.
– Moreirense: Caio Secco, Dinis, Maracás, Marcelo, Domingues, Stjepanovic, Ofori (Rodrigo Martin, 56), Cedric Teguia (Gilberto Batista, 81), Kiko (Joel Romero, 82), Alan e Schettine (Yan Sousa, 65).
(Suplentes: André Ferreira, Mika, Álvaro Navarro, Joel Romero, Rodrigo Martin, Afonso Almeida, Gilberto Batista e Yan Sousa).
Treinador: Vasco Botelho da Costa.
Árbitro: David Rafael Silva (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Venâncio (42), Stjepanovic (45+2), Rocha (52), Rodrigo Martin (67), Maracás (77), Domingues (86), Marcelo (87), Vinicius (90+4) e Calila (90+5).
Assistência: 1.695 espetadores.