O Arouca recebeu e venceu hoje o Moreirense por 1-0, com Jason Remeseiro a afastar os ‘lobos’ da zona de despromoção, marcando ao minuto 77, na abertura da 19.ª jornada da I Liga de futebol.
Num encontro predominantemente equilibrado, o extremo espanhol saiu do banco para decidir a partida e acentuar a crise de resultados dos ‘cónegos’, que não vencem há seis jornadas e poderão cair do oitavo lugar, em que se encontram com 23 pontos.
Já os arouquenses sobem ao 13.º posto, agora com 19 pontos, e estão na melhor sequência de resultados da temporada, com duas vitórias e dois empates nas últimas quatro rondas.
No frio da Serra da Freita, as duas formações entraram no jogo algo retraídas, com oportunidades muito pontuais e algum ascendente dos caseiros nesse mesmo capítulo, enquanto procuravam ter também superioridade no domínio da posse de bola e, por sua vez, o conjunto de Moreira de Cónegos mostrava-se mais confortável a apostar num jogo de transições.
Fukui conferiu, primeiramente, aos sete minutos, a atenção do guardião do conjunto minhoto, através de um remate em jeito à entrada da área, tendo o Moreirense respondido por Madson, que não passou longe do poste, aos 23.
À medida que o primeiro tempo se desenrolava, o Arouca ia crescendo gradualmente na partida, um domínio expressado em duas boas situações – por Weverson, aos 28, quando surgiu na cara de Kewin Silva, mas permitiu uma excelente ‘mancha’ ao guarda-redes, e por Trezza, num potente remate a meia distância, já em cima do intervalo, que ficou perto de inaugurar o marcador.
Ainda assim, o ‘nulo’ ao intervalo justificava-se pela pouca produtividade ofensiva dos dois lados e, quando a chuva se fazia sentir cada vez mais no relvado que se alagava, as perspetivas para os segundos 45 minutos não eram de mudança nesse sentido.
A primeira oportunidade a abrir a segunda parte surgiu para os anfitriões, aos 52 minutos, por intermédio de Henrique Araújo, a responder a um cruzamento, após bom envolvimento ofensivo pela direita, com uma finalização muito por cima do alvo, sintomática da desinspiração que prevalecia na hora de rematar.
Aos 66, Alanzinho, em boa posição acabou por atirar muito por cima, mas seria o Arouca a retirar o triunfo do ‘banco’, quando Jason rendeu Trezza no minuto seguinte.
Fukui aproveitou um erro na construção do Moreirense para recuperar o esférico em zona alta e abrir no espanhol, que rematou cruzado, com precisão ao canto da baliza para estabelecer o 1-0 com que a partida viria a terminar.
Os comandados de César Peixoto, que já não se encontrava no banco por ter sido expulso ao minuto 50, ainda tentaram reverter a situação, mas de forma desinspirada e inconsequente até final.
Ficha de jogo
Jogo no Estádio Municipal de Arouca, em Arouca.
Arouca – Moreirense, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador
1-0, Jason Remeseiro, 77 minutos.
Equipas
– Arouca: Nico Mantl, Tiago Esgaio, Chico Lamba, Jose Fontán, Weverson, Pablo Gozálbez (Miguel Puche, 80), David Simão, Morlaye Sylla (Boris Popović, 90+1), Taichi Fukui (Mamadou Loum, 80), Henrique Araújo (Dylan Nandín, 67) e Alfonso Trezza (Jason Remeseiro, 67).
(Suplentes: João Valido, Alex Pinto, Boris Popović, Mamadou Loum, Pedro Santos, Jason Remeseiro, Güven Yalçin, Dylan Nandín, Miguel Puche e Brian Mansilla).
Treinador: Vasco Seabra.
– Moreirense: Kewin Silva, Dinis Pinto, Marcelo, Maracás, Leonardo Buta, Rúben Ismael, Alanzinho (Ivo Rodrigues, 80), Lawrence Ofori (Sidnei Tavares, 63), Madson (Benny, 74), Pedro Santos (Jeremy Antonisse, 63) e Luís Asué (Guilherme Schettine, 63).
(Suplentes: Caio Secco, Gilberto Batista, Afonso Assis, Benny, Sidnei Tavares, Guilherme Schettine, Jeremy Antonisse e Ivo Rodrigues).
Treinador: César Peixoto.
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Alfonso Trezza (37), Taichi Fukui (40) e Jose Fontán (54).
Assistência: 756 espetadores.