Moreirense perde em casa com o FC Porto

15.ª jornada

O FC Porto conseguiu hoje um triunfo sólido no terreno do Moreirense (3-0), assumindo à condição a liderança da I Liga de futebol, num jogo em que a estrela foi o ‘adolescente’ Rodrigo Mora.

O jovem de 17 anos teve uma estreia de sonho como titular, com uma assistência para Samu fazer o primeiro golo dos ‘dragões’ (16 minutos) e ao marcar o segundo (66). André Franco fechou as contas (88), a passe de Samu.

Com esta vitória, o FC Porto passa a liderar o campeonato, tendo agora que esperar pelos desafios de Sporting (domingo, com o Gil Vicente, em Barcelos) e Benfica (que recebe o Estoril Praia na segunda-feira).

Com uma exibição segura, a turma de Vítor Bruno acabou com a ‘malapata’ dos cinco jogos anteriores fora em que não tinha vencido, para três competições, enquanto o Moreirense registou a terceira derrota das últimas quatro jornadas (uma vitória, diante do Sporting, 2-1).

Os treinadores das duas equipas fizeram apenas uma alteração em relação ao último ‘onze’ inicial, com Gabrielzinho a entrar para o lugar de Madson no Moreirense e Rodrigo Mora para o de Namaso no FC Porto – primeira vez que o jovem foi titular nos ‘dragões’ e que estreia do médio ofensivo.

O jogo começou dividido, merecendo destaque uma fuga espetacular de Gabrielzinho pela direita que causou algum perigo na área portista, logo aos quatro minutos.

Os ‘dragões’ adiantaram-se no marcador aos 16 minutos, num cabeceamento certeiro de Samu (16.º golo da época, 11 no campeonato), após um grande cruzamento de Rodrigo Mora, superiormente lançado na esquerda por Nico González.

Numa primeira parte algo monótona, novo lance de perigo só surgiu cerca de 20 minutos depois, com Samu a desaproveitar desta vez um bom cruzamento de Fábio Vieira da direita.

O Moreirense entrou com vontade de inverter a situação na segunda parte e um livre direto de Schettine saiu ligeiramente ao lado (53). O FC Porto respondeu por Pepê, mas Kewin Silva emendou com uma boa defesa uma saída em que não agarrou a bola e possibilitou o remate do brasileiro (62).

César Peixoto fez uma dupla substituição logo a seguir, lançando Ofori e Madson, ao mesmo tempo que Vítor Bruno trocou Pepê por Iván Jaime (63) e seria o FC Porto a voltar a marcar: arrancada pelo miolo do terreno e, após insistência e alguma sorte no ressalto, Rodrigo Mora fez o segundo do FC Porto, ‘matando’ as aspirações de um Moreirense hoje inofensivo a atacar.

Alan Varela entrou para refrescar o meio-campo portista (73) e, logo a seguir, Iván Jaime quase fez o terceiro, após uma ‘oferta’ de Maracás, mas Marcelo cortou quase sobre a linha de baliza.

No Moreirense ainda entraram Fabiano, Pedro Santos e Luís Asué (81) e no FC Porto André Franco e Gonçalo Borges (83, Mora saiu para os aplausos) e seria André Franco a sentenciar o resultado final com um remate em arco, a meia altura, após trabalho de Samu (88).

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

Moreirense – FC Porto, 0-3.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores

0-1, Samu, 16 minutos.

0-2, Rodrigo Mora, 66.

0-3, André Franco, 88.

Equipas

– Moreirense: Kewin Silva, Dinis Pinto (Pedro Santos, 81), Marcelo, Maracás, Frimpong, Sidnei Tavares, Rúben Ismael (Ofori, 63), Gabrielzinho (Madson Monteiro, 63), Benny (Luís Asué, 81), Alanzinho (Fabiano, 81) e Schettine.

(Suplentes: Caio Secco, Fabiano, Luís Asué, Carlos Ponck, Leonardo Buta, Pedro Santos, Madson Monteiro, Gilberto Batista e Ofori).

Treinador: César Peixoto.

– FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Otávio, Galeno, Stephen Eustáquio, Nico González (Alan Varela, 73), Pepê (Iván Jaime, 64), Rodrigo Mora (Gonçalo Borges, 83), Fábio Vieira (André Franco, 83) e Samu.

(Suplentes: Cláudio Ramos, Tiago Djaló, Vasco Sousa, Iván Jaime, Dany Namaso, André Franco, Alan Varela, Gonçalo Borges e Francisco Moura).

Treinador: Vítor Bruno.

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Galeno (25), Rúben Ismael (45), Nehuén Pérez (51), Iván Jaime (72), Madson Monteiro (77), André Franco (87) e Sidnei Tavares (90).

Assistência: 4.553 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x