Moreirense perde em Alvalade

3-1
Foto: Moreirense FC

O Sporting venceu hoje o Moreirense, por 3-1, em jogo da 30.ª jornada da I Liga de futebol, disputado no Estádio José Alvalade, e passou a liderar isolado, à condição, com mais três pontos do que o Benfica.

Um ‘hat-trick’ de Gyökeres, aos 12, 25 e 52 minutos, garantiu o triunfo dos ‘leões’, que passaram a somar 72 pontos, colocando pressão no Benfica, que tem 69 pontos, e encerra a ronda no sábado, no terreno do Vitória SC. Cédric Teguia, aos 56 minutos, fez o único golo dos ‘cónegos’ em Alvalade.

Os ‘leões’ tiveram uma receção entusiástica por parte dos adeptos na chegada do autocarro da equipa e contaram com lotação quase esgotada em Alvalade, num apoio incessante até final do encontro.

Antes da partida, houve uma homenagem no relvado a Aurélio Pereira, falecido recentemente, com os familiares a receberem um quadro pintado com a imagem do ex-responsável pelo ‘scouting’ dos ‘leões’, enquanto um pano gigante subia na bancada central com a foto do ‘senhor formação’.

No ‘onze’ do Sporting, o técnico Rui Borges efetuou apenas uma mudança em comparação com a partida frente ao Santa Clara (1-0), fazendo Quenda regressar à titularidade, em detrimento de Ivan Fresneda.

No Moreirense, e em relação ao desaire caseiro com o Rio Ave (0-2), Cristiano Bacci promoveu as entradas de Dinis Pinto e Maracás (por troca com Gilberto Batista e Michel) na defesa. Alanzinho também regressou ao meio campo, após castigo, para render Antonisse, e na frente de ataque, dada a ausência de Schettine, suspenso, a escolha recaiu em Yan Sousa.

Os campeões nacionais entraram a todo o gás e nos primeiros minutos tiveram dois lances para marcar, mas, no primeiro, Trincão rematou contra as pernas de um defesa do Moreirense e, depois, foi Geny Catamo, em zona frontal, a rematar, por duas vezes, mas a não conseguir encontrar o caminho da baliza.

O Moreirense não conseguia libertar-se da pressão alta do Sporting e, aos 12 minutos, Gyökeres adiantou os ‘verdes e brancos’, com o sueco a ser o mais lesto a colocar a bola no fundo da baliza, após um primeiro remate de Geny Catamo intercetado por um defesa dos forasteiros.

O Sporting continuou ao ataque e, após dois remates desaproveitados por Quenda e Geny Catamo, viria a chegar ao 2-0, novamente por Gyökeres, a aproveitar uma sobra de bola de um remate de Trincão, para disparar cruzado para o ‘bis’.

Até final da primeira parte, o guarda-redes Kewin foi chamado a intervir num remate de Debast, com Maxi Araújo a tentar, depois, o golo de calcanhar, mas a bola acabou por sair para canto, cortada por um defensor do Moreirense.

Para o segundo tempo, Cristiano Bacci fez entrar Ismael e Ivo Rodrigues, na tentativa de mexer com o jogo, mas, aos 52 minutos, Gyökeres voltou a marcar, desta feita na cobrança irrepreensível de um livre direto, chegando ao quarto ‘hat-trick’ na presente edição da I Liga – um dos quais culminou num ‘póquer’ – e cimentando a liderança de melhores marcadores da prova, com 34 golos.

Apesar da pouca audácia ofensiva, o Moreirense viria a reduzir logo de seguida, quatro minutos volvidos, através de um golo de cabeça de Cédric Teguia ao segundo poste, surpreendendo a defensiva ‘verde e branca’.

Pouco depois, a baliza de Rui Silva passou por novo susto, com Yan Sousa a ficar a centímetros do golo, num cabeceamento em zona frontal que saiu ligeiramente ao lado.

O médio Pedro Gonçalves voltou a ser utilizado, entrando a cerca de 20 minutos do fim, tal como St. Juste, recebendo uma forte ovação no regresso à competição em Alvalade cinco meses depois.

Trincão ainda dispôs de uma grande chance para o quarto golo dos ‘leões’, mas Kewin travou o remate do extremo, e nos descontos foi Fresneda a ficar perto de assinar um ‘chapéu’ ao guarda-redes do Moreirense, na sequência de um cruzamento de Matheus Reis, mas a bola saiu por cima.

Ficha de jogo

Jogo disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting – Moreirense, 3-1.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores

1-0, Gyökeres, 12 minutos.

2-0, Gyökeres, 25.

3-0, Gyökeres, 52.

3-1, Cédric Teguia, 56.

Equipas

– Sporting: Rui Silva, Eduardo Quaresma (St. Juste, 68), Diomande, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda (Pedro Gonçalves, 68), Hjulmand, Debast (Fresneda, 84), Maxi Araújo (Matheus Reis, 84), Trincão (Esgaio, 84), Geny Catamo e Gyökeres.

(Suplentes: Israel, Matheus Reis, St. Juste, Pedro Gonçalves, Fresneda, Biel, Esgaio, Eduardo Felicíssimo e Henrique Arreiol).

Treinador: Rui Borges.

– Moreirense: Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Frimpong (Jeremy Antonisse, 77), Sidnei Tavares (Rúben Ismael, 46), Ofori (Ivo Rodrigues, 46), Benny (Joel Jorquera, 65), Alanzinho, Cédric Teguia e Yan Maranhão (Luís Asué, 69).

(Suplentes: Caio Secco, Michel Santos, Rúben Ismael, Ivo Rodrigues, Luís Asué, Jeremy Antonisse, Leonardo Buta, Joel Jorquera e Gilberto Batista).

Treinador: Cristiano Bacci.

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diomande (03), Benny (50), Gyökeres (64), Yan Maranhão (66) e Dinis Pinto (74).

Assistência: 44.558 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados