Futebol
Moreirense passa a jogar no estádio D. Afonso Henriques em Guimarães
Covid-19
em

O Moreirense deverá disputar os jogos que faltam da I Liga, na condição de visitado, no Estádio D. Afonso Henriques, “casa” do Vitória SC, em Guimarães.
A notícia foi avançada pelo Record e entretanto confirmada pela Renascença.
Recorde-se que também o Famalicão já chegou a acordo com o Gil Vicente para disputar os jogos “em casa” no Estádio Cidade de Barcelos.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou que os encontros que faltam cumprir do campeonato sejam realizados em estádios considerados de nível 1 pela Liga de clubes.
É o caso das casas do Vitória SC, FC Porto, Benfica, Braga, Sporting, Gil Vicente, Boavista e Marítimo.
O estádio do Moreirense não se inclui nesse lote, o que levou o emblema de Moreira de Cónegos a procurar uma alternativa.
Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas – Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.
Os campeonatos de futebol de França e dos Países Baixos foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede na Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 04 de junho.
No plano de desconfinamento, o Governo definiu que a I Liga, suspensa após a realização de 24 das 34 jornadas previstas, e a final da Taça de Portugal, entre Benfica e FC Porto, vão poder ser disputadas, mas excluiu a continuidade da II Liga.
Leia Também
GNR identifica proprietário do restaurante de Braga que recebeu comício de Ventura
URMinho critica “jantares de comício em restaurantes que deveriam estar fechados”
BE quer clareza do Governo e todos os hospitais sob alçada do SNS
Tráfego aéreo em Portugal cai 58% em 2020 e tem pior registo desde 1998
“Governo não previu terceira vaga da pandemia”
Abaixo-assinado pede testes, vacinação e teletrabalho nas escolas
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Futebol
Fábio Veríssimo apita SC Braga -Benfica. Árbitro de Barcelos no Sporting – Porto
Taça da Liga

João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga, é o árbitro do jogo de terça-feira da meia-final da Taça da Liga entre Sporting e FC Porto (19:45), informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
João Pinheiro, de Barcelos, 33 anos, terá como árbitros assistentes no clássico a disputar no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, Tiago Costa e Nuno Eiras. Manuel Oliveira será o quarto árbitro, e no videoárbitro (VAR) estará Vítor Ferreira.
O clássico entre ‘leões’ e ‘dragões’ será o quarto na carreira de João Pinheiro.
O árbitro de Braga esteve na última época na vitória do FC Porto na I Liga no Estádio do Dragão, por 2-0, e antes disso na final da Taça da Liga em 2019, que o Sporting venceu nas grandes penalidades (1-1, 3-1), e na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, em 2017/18, com triunfo dos portistas (1-0).
Esta temporada, João Pinheiro já esteve em dois jogos do FC Porto, nas vitórias no campeonato em casa com o SC Braga (3-1) e fora com o Santa Clara (1-0), e na receção do Sporting ao Paços de Ferreira (3-0), na Taça de Portugal.
A FPF informou também hoje que na outra meia-final, entre SC Braga e Benfica, agendada para quarta-feira (19:45) no mesmo local, estará o árbitro Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.
O árbitro leiriense será coadjuvando pelos árbitros assistentes Bruno Rodrigues e Sérgio Jesus, na função de quarto árbitro estará Hélder Malheiro e no VAR Rui Costa.
Fábio Veríssimo esteve nos quartos de final da Taça da Liga em que o Benfica afastou o Vitória de Guimarães (1-1, 4-1 nas grandes penalidades), e na derrota do Sporting de Braga em casa do Sporting (2-0) e triunfo no terreno do Vitória de Guimarães (1-0), em jogos do campeonato.
A Taça da Liga terá as meias-finais na terça e quarta-feira, e a final no sábado.

O Gil Vicente perdeu hoje em casa frente ao Marítimo por 0-1, em jogo a contar para a 14.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
Os gilistas sofreram o golo da derrota nos instantes finais quando, aos 87 minutos, Lucas marcou para os insulares.
⚽ GOLO
Lucas Áfrico 87′
Liga NOS (#14) | Gil Vicente 0-1 Marítimo#LigaNOS #GVFCCSM pic.twitter.com/cpbTEM3bCI— VSPORTS (@vsports_pt) January 17, 2021
(em atualização)

Declarações dos treinadores após a vitória do Famalicão diante do Santa Clara, por 2-1, em jogo da 14.ª jornada da I Liga de futebol, realizado nos Açores.
João Pedro Sousa – treinador do FC Famalicão: “O jogo foi muito equilibrado, com poucas oportunidades de golo. Foi um jogo importante para nós, queríamos regressar rapidamente às vitórias, vínhamos de um ciclo muito negativo e, portanto, este jogo era muito importante.
Foi um jogo difícil, o jogo não foi muito bem jogado, devido também às condições do campo, o que foi pena, porque são duas equipas que gostam de praticar bom futebol e gostam de fazer bons espetáculos.
De facto, o jogo foi muito equilibrado, com poucas oportunidades de golo, quer para uma equipa quer para outra. Não posso deixar também de realçar a competência dos nossos golos, um de penálti e outro de livre direto.
O Santa Clara obrigou ao erro, pressionou a nossa saída na fase de construção e acabou por fazer um golo. Contudo, fizemos dois, não posso deixar de achar que foi um resultado justo”..
Reportagens da Semana


Eleitores em Braga preferem o frio ao perigo da pandemia
Eleições presidenciais 2021


Como a pandemia afeta pessoas com deficiência: “Sentimos falta de estar juntos”
Cercigui


Comércio de Braga prepara novo confinamento à espera de melhores dias
Lojistas esperam retoma ainda em 2021, mas aquém de anos anteriores
Populares
- AveHá 22 horas
Quatro feridos após rixa na via pública em Famalicão
- RegiãoHá 22 horas
“Há que investir em animais, plantas e habitats, não em passadiços, baloiços e outras modas”
- BragaHá 15 horas
Campanha de André Ventura junta 170 em jantar em Braga
- Alto MinhoHá 2 dias
A rara beleza do lobo-ibérico na neve do Gerês (pela lente de Carlos Pontes)