O Moreirense goleou hoje o Vizela por 4-1, com três golos na primeira hora, e garantiu o 16.º lugar e o acesso ao ‘play-off’ de manutenção na I Liga de futebol, com o empate 2-2 entre Tondela e Boavista.
Depois do apito final num jogo em que jogaram em superioridade numérica quase todo o tempo, face à expulsão de Ivanildo Fernandes, aos três minutos, os jogadores, equipa técnica e adeptos ‘cónegos’ tiveram de esperar alguns minutos até festejarem o resultado do jogo de Tondela, que atirou os beirões para a 17.ª posição e para a despromoção à II Liga.
A equipa do concelho de Guimarães terminou a prova com 29 pontos, mais um do que os ‘auriverdes’ de Tondela, e vai disputar o ‘play-off’ de manutenção no escalão maior com o terceiro classificado da II Liga, que se vai decidir no domingo de manhã, entre Rio Ave, Casa Pia e Desportivo de Chaves.
A expulsão de Ivanildo Fernandes, ao travar um Jefferson Júnior que se preparava para isolar, ‘abriu as portas’ para uma primeira parte de clara supremacia ‘axadrezada’, materializada nos golos de Sori Mané, aos oito minutos, de Artur Jorge, aos 16, e de Derik Lacerda, aos 30, fruto de desvios oportunos à ‘boca’ da baliza, perante a ‘desamparada’ retaguarda vizelense.
Mais forte nos duelos, a formação de Moreira de Cónegos teve quase sempre a bola na primeira parte, diante de um adversário que só esboçava o ataque de vez em quando, mas chegou ao intervalo em posição de descida, após o golo de Sagnan, que deu o 1-0 ao Tondela, efusivamente festejado pelos mais de mil adeptos do Vizela presentes em Moreira de Cónegos, face à rivalidade entre os dois clubes em campo.
A toada pouco mudou após o intervalo, com os ‘axadrezados’ a manterem o controlo do jogo, embora mais recuados no terreno, e a dilatarem o resultado aos 66 minutos, com Yan Matheus a dar sequência certeira a um lance individual de Paulinho, com um desvio fora do alcance de Ivo Gonçalves.
Nos 20 minutos finais, o jogo tornou-se mais tenso fora das quatro linhas do que dentro, com os adeptos do Vizela a festejarem o 2-1 do Tondela, marcado por João Pedro, aos 77 minutos desse jogo, e os da casa a celebrarem o golo do boavisteiro Yusupha, aos 86, já depois de alguns desacatos junto a um dos camarotes do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.
O Vizela ainda marcou o tento de ‘honra’ por Marcos Paulo, aos 90+3 minutos, antes de o árbitro Nuno Almeida apitar para o fim da partida e de o desfecho de Tondela ser favorável ao Moreirense, com muitos festejos entre as hostes anfitriãs.
O treinador do Moreirense, Ricardo Sá Pinto, festejou na direção dos adeptos do Vizela que deixavam o recinto e alguns deles arremessaram garrafas de água em resposta, antes de serem contidos pelos agentes da GNR presentes na bancada.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.
Moreirense – Vizela, 4-1.
Ao intervalo: 3-0.
Marcadores:
1-0, Sori Mané, 08 minutos.
2-0, Artur Jorge, 16.
3-0, Derik Larcerda, 30.
4-0, Yan Matheus, 66.
4-1, Marcos Paulo, 90+3.
Equipas:
– Moreirense: Kewin Silva, Rodrigo Conceição, Artur Jorge, Pablo Santos, Pedro Amador (Steven Vitória, 67), Sori Mané (Fábio Pacheco, 45), Jefferson Júnior (Ibrahima Camará, 54), Paulinho, Gonçalo Franco (Walterson, 80), Derik Lacerda (Yan Matheus, 54) e Rafael Martins.
(Suplentes: Mateus Pasinato, Matheus Silva, Steven Vitória, Rúben Ismael, Fábio Pacheco, Ibrahima Camará, Galego, Yan Matheus e Walterson).
Treinador: Ricardo Sá Pinto.
– Vizela: Ivo Gonçalves, Igor Julião, Anderson, Ivanildo Fernandes, Maviram (Ofori, 29), Raphael Guzzo (Nuno Moreira, 30), Claudemir (Marcos Paulo, 74), Alex Méndez, Kiko Bondoso, Cassiano (Andrés Sarmiento, 74) e Schettine (Aidara, 06).
(Suplentes: Pedro Silva, Aidara, Ofori, Marcos Paulo, Alejandro Alvarado, Andrés Sarmiento, Friday Etim, Nuno Moreira e Kévin Zohi).
Treinador: Álvaro Pacheco.
Árbitro: Nuno Almeida (Associação de Futebol do Algarve).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Pedro Amador (34), Ofori (36), Anderson (64), Igor Julião (71), Fábio Pacheco (75) e Rodrigo Conceição (90+2). Cartão vermelho direto para Ivanildo Fernandes (03).
Assistência: cerca de 3.500 espetadores.