Seguir o O MINHO

Futebol

Moreirense empata e segura oitavo lugar

32.ª jornada

em

Foto: Twitter

O Moreirense empatou hoje 1-1 em casa com o Paços de Ferreira, num jogo da 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol em que esteve a vencer.


O cabeceamento certeiro de Marco Baixinho, aos 75 minutos, permitiu à equipa pacense igualar um encontro no qual esteve em desvantagem a partir do minuto 36, quando Steven Vitória adiantou os ‘cónegos’, de penálti, e manter a 13.ª posição da tabela, com 35 pontos, mais cinco do que o 17.º classificado, Tondela, a duas jornadas do fim.

A turma da vila de Moreira de Cónegos, globalmente superior numa partida nem sempre bem jogada, condicionada pela elevada temperatura, registou o 13.º jogo sem derrotas na segunda volta da I Liga e manteve o oitavo lugar, com 43 pontos.

Com uma temperatura de 34 graus Celsius à hora do apito inicial, segundo a estimativa do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o Moreirense apresentou uma intensidade superior à do Paços de Ferreira durante a primeira parte, principalmente nos momentos em que recuperava a bola a meio-campo e ‘subia’ à área contrária.

Os anfitriões surgiram em campo com nove alterações face ao ‘onze’ do jogo anterior, no reduto do Belenenses SAD (triunfo por 1-0), e ameaçaram a baliza de Ricardo Ribeiro, guarda-redes natural de Moreira de Cónegos, aos três minutos, num lance de Nenê, e aos 14, num remate de fora da área de Nuno Santos, ao lado.

O conjunto orientado por Pepa apareceu mais vezes no meio-campo adversário a partir do minuto 15, com um futebol assente no passe curto, mas lento, e tentou alvejar as redes de Trigueira, guardião que cumpriu hoje o primeiro jogo no presente campeonato, num ‘disparo’ de Pedrinho, por cima, aos 24.

Os pupilos de Ricardo Soares reassumiram o controlo do jogo a partir da meia hora e ameaçaram o golo em lances de Nenê e de Gabrielzinho, ao minuto 33, pouco antes de inaugurarem o marcador: Steven Vitória converteu um penálti, após falta de Diaby sobre João Aurélio na área pacense, e apontou o seu quinto golo na I Liga.

Após o intervalo, os pacenses Marco Baixinho, Adriano Castanheira e Uilton renderam Maracás, Jorge Silva e Luiz Carlos, mas a turma da ‘capital do móvel’, apesar da maior posse de bola, foi quase sempre previsível nas ações ofensivas até aos 70 minutos, sendo incapaz de perturbar a organização defensiva ‘cónega’.

Inoperante a construir ataques em bola corrida, o Paços revelou-se bem mais eficaz nas bolas paradas, ao igualar o desafio por Marco Baixinho, de cabeça, após um canto batido na esquerda por João Amaral, aos 75.

Nenhuma das equipas teve discernimento para desfazer o empate na ‘reta final’, apesar do maior ascendente da equipa da casa, treinada por Ricardo Soares.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

Moreirense – Paços de Ferreira, 1-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Steven Vitória, 36 minutos (grande penalidade).

1-1, Marco Baixinho, 75.

Equipas:

– Moreirense: Trigueira, João Aurélio, Steven Vitória, Halliche, Djavan, Ibrahima (Alex Soares, 63), Fábio Pacheco (Filipe Soares, 80), Nuno Santos, Luís Machado (Luther Singh, 63), Gabrielzinho (Pedro Nuno, 71) e Nenê (Fábio Abreu, 71).

(Suplentes: Pasinato, D’Alberto, Rosic, Sori Mané, Alex Soares, Filipe Soares, Pedro Nuno, Luther Singh e Fábio Abreu).

Treinador: Ricardo Soares.

– Paços de Ferreira: Ricardo Ribeiro, Jorge Silva (Uilton, 46), Marcelo, Maracás (Marco Baixinho, 46), Oleg, Diaby, Luiz Carlos (Adriano Castanheira, 46), Pedrinho, João Amaral, Hélder Ferreira (Denilson, 66) e Douglas Tanque (Vasco Rocha, 86).

(Suplentes: Marco Ribeiro, Bruno Santos, Marco Baixinho, André Micael, Bruno Teles, Vasco Rocha, Adriano Castanheira, Denilson e Uilton).

Treinador: Pepa.

Árbitro: Rui Costa (Associação de Futebol do Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ibrahima (58), Douglas Tanque (59), Diaby (73), Uilton (80), Ricardo Ribeiro (82), Marco Baixinho (86) e Alex Soares (88).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Anúncio

Futebol

Defesa do Braga reforça Moreirense

Mercado de transferências

em

Foto: DR

O lateral esquerdo Pedro Amador reforçou o Moreirense, da I Liga portuguesa de futebol, com um contrato válido até ao final da época 2023/24, informou hoje o clube minhoto.

O defesa, de 21 anos, vai representar os ‘cónegos’, depois de ter cumprido a época passada no SC Braga, tendo realizado 11 jogos e marcado dois golos pela equipa B, no Campeonato de Portugal, e nove jogos pela equipa principal, que terminou a I Liga na terceira posição.

Natural de Santa Iria da Azóia, no concelho de Loures, o primeiro reforço oficializado pelo Moreirense para a época 2020/21 cumpriu a formação no Sporting, no Sacavenense e no Belenenses, antes de iniciar a carreira de sénior no 1.º de Dezembro, do Campeonato de Portugal, na época 2017/18.

Contratado pelo Braga em janeiro de 2018, Pedro Amador cumpriu ainda 25 jogos pela equipa B arsenalista na II Liga, entre as épocas 2017/18 e 2018/19.

Continuar a ler

Futebol

Braga empresta Pablo Santos a clube da Turquia

Mercado de transferências

em

Foto: DR / Arquivo

O defesa central Pablo Santos foi emprestado pelo SC Braga aos turcos do Hatayspor, informou hoje o clube minhoto da I Liga de futebol.

O jogador brasileiro de 28 anos já tinha sido emprestado na segunda metade da época passada ao Rubin Kazan, da Rússia e, agora, vai jogar até ao final da temporada 2020/21 no Hatayspor, clube que ascendeu ao primeiro escalão do futebol turco há poucas semanas.

Pablo Santos chegou a Portugal em 2017/18, ao Marítimo, e na temporada seguinte ingressou no SC Braga, clube no qual realizou uma época e meia.

Continuar a ler

Futebol

Alef sai do Braga para os húngaros do MOL Fehérvár

Mercado de transferências

em

Foto: DR / Arquivo

O futebolista brasileiro Alef vai ser reforço dos húngaros do MOL Fehérvár, anunciou hoje o SC Braga, clube com o qual ainda tinha contrato.

O médio, de 25 anos, termina a ligação contratual com os minhotos de cinco temporadas sem nunca se ter conseguido impor em Braga, tendo sido cedido a título definitivo.

Internacional sub-20 pelo Brasil, Alef foi contratado pelo SC Braga em 2015/16, mas fez apenas um jogo nessa época pela equipa principal.

Depois, foi emprestado ao Umm-Salal (Qatar), Apollon Limassol (Chipre), AEK (Grécia) e, na última época, ao APOEL (Chipre).

Continuar a ler

Populares