Futebol
Moreirense e Paços de Ferreira acertam calendário com olhos na Taça da Liga
I Liga
em

O Moreirense e o Paços de Ferreira defrontam-se hoje em jogo em atraso da sétima jornada da I Liga de futebol, numa partida que vai definir a última vaga na Taça da Liga.
O encontro esteve inicialmente previsto para 07 de novembro, mas foi adiado para hoje, devido a um surto de covid-19 no conjunto de Moreira de Cónegos.
Além de uma possível subida na classificação, Moreirense e Paços de Ferreira vão discutir entre si a sexta e última vaga da I Liga na Taça da Liga, este ano, devido à pandemia de covid-19, apenas disponível para os seis melhores do primeiro escalão e os dois líderes da II Liga.
Os pacenses, sextos classificados da I Liga, partem em vantagem, pois precisam de um empate para assegurar a ida à Taça da Liga, enquanto o Moreirense, 12.º, terá de vencer por dois golos para se qualificar.
Em jogos para a I Liga em Moreira de Cónegos, a equipa da casa soma cinco vitórias e dois empates e perdeu apenas uma vez, em 2013, quando o Paços de Ferreira venceu por 5-0.
O encontro está marcado para as 21:45 e terá arbitragem de Hélder Malheiro, da Associação de Futebol de Lisboa.

Leia Também
Treinador do Paços de Ferreira diz que SC Braga é “a equipa mais forte em Portugal”
Carvalhal quer SC Braga “guerreiro” em Paços de Ferreira
Ivo Rodrigues reforça Famalicão
Tondela tem surto de covid-19 no plantel
Leonel Cosme, poeta natural de Guimarães, morre aos 86 anos
FPF disponibiliza Casa dos Atletas ao Ministério da Saúde
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

O treinador Pepa disse hoje que “só o melhor Paços de Ferreira poderá conseguir bater o SC Braga”, atualmente “a equipa mais forte em Portugal”, no jogo da 14.ª jornada da I Liga de futebol, no sábado.
Na conferência de antevisão ao jogo em casa, entre o quarto e o quinto classificados da prova, o técnico pacense falou do “trabalho impressionante” do SC Braga, do qual está a cinco pontos de distância, reconhecendo que vai exigir o melhor da sua equipa.
“Não é o clube que tem mais palmarés, mas, para nós, é a equipa mais difícil do campeonato. Este Braga e o Carlos Carvalhal estão a fazer um trabalho impressionante. A qualidade de jogo e a dinâmica, em que tanto é a três, a cinco ou com a linha de quatro, a forma tão diversificada como atacam, é muito difícil de anular. Isto vai exigir o melhor de nós”, disse Pepa.
O técnico do Paços elencou ainda “uma incrível dinâmica ofensiva e uma qualidade individual e coletiva tremenda”, as rotinas dos muitos elementos do plantel que jogam juntos há muito tempo, recordando ainda que os reforços “acrescentaram qualidade individual, que fez aumentar a qualidade coletiva”.
“É giro e engraçado analisar a equipa do Braga, mas, mais difícil do que analisar a variabilidade do seu jogo, é anular. E esse é o grande desafio”, reconheceu.
Para Pepa, a chave de um eventual sucesso do Paços passa pelo “rigor, concentração e inteligência” em doses generosas, para perceber e ajustar no momento a equipa às dinâmicas diferentes conseguidas no próprio jogo, com os mesmos jogadores, pelo SC Braga.
Em caso de vitória, o Paços fica a dois pontos do Braga, que é quarto classificado, mas Pepa não muda o discurso e usou até uma curiosa formulação.
“Se ficamos muito ‘pavões’, temos problemas, e, se nos escondemos, não vemos os problemas. O nosso objetivo é claro: a permanência. Ponto. Agora, não se paga para sonhar, sabendo que há fases e momentos em que poderemos perder. Temos de estar preparados para tirar a água que o barco pode começar a meter e, por isso, eu digo que isto é jogo a jogo”, concluiu.
Na tabela, o Paços de Ferreira ocupa o quinto lugar, com 22 pontos, menos cinco do que o Sporting de Braga, quarto classificado, com 27. As duas equipas defrontam-se no estádio Capital do Móvel, no sábado, às 15:30.

O treinador Carlos Carvalhal disse hoje que a visita a Paços de Ferreira é uma das mais difíceis da I Liga de futebol e que é preciso um SC Braga “guerreiro” para vencer no sábado, na 14.ª jornada.
O Sporting de Braga vem de uma goleada por 5-0 diante do Torreense, equipa do terceiro escalão do futebol nacional, na quarta-feira, que o colocou nos quartos de final da Taça de Portugal e desloca-se agora, cerca de 72 horas depois, ao reduto do Paços de Ferreira, quinto classificado.
“Estamos confiantes, sentimo-nos positivos, esta vitória [5-0 ao Torreense] foi talvez a que me deu maior felicidade por tudo e isso acrescentou ao bom clima que temos, mas temos consciência que este é um jogo de arregaçar as mangas, de guerreiros e vamos ter em campo 11 guerreiros e no banco outros preparados para ajudar a equipa”, disse o técnico, em declarações à televisão do clube.
Carlos Carvalhal disse esperar dificuldades, num terreno que é um dos “mais difíceis” do campeonato.
“Independentemente do Paços de Ferreira estar bem, jogar na ‘Mata Real’ é das saídas mais difíceis do nosso campeonato. Temos um grande respeito pelo Paços de Ferreira, um grande trabalho do [treinador] Pepa, e pela equipa também, em termos de qualidade de jogo e da tabela classificativa”, afirmou.
O SC Braga pode tirar partido do ‘clássico’ entre FC Porto e Benfica de hoje, mas o técnico diz estar focado apenas no jogo com os pacenses.
“Não estamos preocupados com a classificação ou a pontuação, a nossa preocupação é o jogo seguinte e tentar vencê-lo. Só devemos concentrar-nos no que podemos controlar, que é o presente e o futuro próximo”, reforçou.
O treinador notou o “curto espaço de tempo” para preparar o jogo, mas considerou que a equipa está preparada para tentar vencer.
“Como sempre, é em nós que estamos focados, penso que preparámos bem este jogo, apesar do curto espaço de tempo, vamos jogar com um espaço de 72 horas, mas estamos bem preparados e vamos com tudo para a ‘Mata Real’, com respeito pelo adversário, mas uma vontade muito grande de vencer. O Paços de Ferreira vai tentar ganhar o jogo e nós, abertamente, também”, disse.
Carlos Carvalhal considerou que o Paços de Ferreira “tem argumentos diversificados”, mas frisou que o SC Braga está “muito bem identificado” com o adversário e que “percebe claramente a maneira como joga e as suas dinâmicas”.
SC Braga, quarto classificado, com 27 pontos, e Paços de Ferreira, quinto, com 22, defrontam-se no estádio Capital do Móvel, no sábado, às 15:30.

O avançado português Ivo Rodrigues é o mais recente reforço do Famalicão, anunciou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol.
O extremo português, de 25 anos, chega do Antuérpia, que disputa a Liga belga, e assinou contrato até 2024 com o clube famalicense, 18.º e último classificado do escalão principal.
“Sou mais um para ajudar o clube a chegar a lugares superiores na classificação e a deixar marca no futebol português. A equipa gosta de ter muita bola e assumir o jogo e considero que essas são características que encaixam no meu estilo”, referiu o jogador, em declarações divulgadas no sítio oficial do Famalicão na Internet.
Formado no FC Porto, Ivo Rodrigues cumpriu o primeiro desafio no escalão sénior ao serviço da equipa B dos ‘dragões’, tendo-se seguido cedências ao Vitória de Guimarães, Arouca e Paços Ferreira.
Nas três últimas temporadas jogou no Antuérpia, tendo ajudado o clube belga a conquistar a Taça e a qualificar-se para a Liga Europa.
O extremo destaca-se ainda pelas várias internacionalizações pelas seleções jovens nacionais, tendo participado no Mundial de sub-20 e no Campeonato da Europa de sub-19, prova em que Portugal foi vice-campeão.
Reportagens da Semana


Comércio de Braga prepara novo confinamento à espera de melhores dias
Lojistas esperam retoma ainda em 2021, mas aquém de anos anteriores


Agregação contestada em pelo menos 19 uniões de freguesia do Minho
Apúlia e Fão já preparam separação à 'boleia' da nova lei


Braga: Burlas em rede de ‘assessoria à imigração’. Intermediária implica SEF
Reportagem
Populares
- BragaHá 1 dia
Lontra ‘delicia-se’ com cardumes de peixe no rio Este, em Braga
- PaísHá 2 dias
Recolhimento domiciliário para todos, multas mais pesadas e escolas abertas
- AveHá 2 dias
GNR resgata cão que estava em princípio de hipotermia em Famalicão
- PaísHá 2 dias
O que pode e não pode fazer durante o novo estado de emergência