Seguir o O MINHO

Braga

Moradores de urbanização em Braga contra instalação de postes de alta tensão

Ferreiros

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Os moradores de uma urbanização em Ferreiros, Braga, contestam a colocação de dois postes de alta tensão de 28 metros naquela zona e ameaçam avançar com uma providência cautelar para travar os trabalhos que hoje começaram.

Na última semana, os moradores da Urbanização Europa Ar-Lindo conseguiram impedir a colocação dos postes, mas esta segunda-feira os trabalhos foram mesmo em frente sob vigilância policial.

“Já é a quarta vez que tentam meter aqui os postes e hoje conseguiram porque tinha aqui uma grande dispositivo policial”, explica a O MINHO Carlos Macedo, administrador do condomínio dos dois prédios afetados onde vivem 70 famílias.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O problema já se arrasta desde 2002 quando a EDP colocou um poste de alta tensão entre os dois prédios.

“A linha foi colocada aqui provisoriamente e depois houve acordo em tribunal para a retirada, mas era para retirar a linha da urbanização e eles estão a colocá-la no início da urbanização”, critica Carlos Macedo.

Os postes estão a ser colocados no parque de estacionamento na Rua Manuel de Almeida Passos, o que, no entender do administrador do condomínio, não respeita a lei: “Os postes têm que estar desviados quatro metros da via pública e eles vão meter no parque de estacionamento e vai ficar a dois metros da via pública”.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

“Esta linha de 70 mil volts vai prejudicar a saúde das 70 famílias e também a desvalorização dos seus bens”, acrescenta Carlos Macedo.

Por isso, os moradores estão unir-se para contratar uma advogada e colocar uma providência cautelar para travar a colocação dos dois postes.

Populares