Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Montalegre espera colher 40 toneladas de batata “de muito boa qualidade”

Aqui perto

em

Fotos: Câmara de Montalegre

A Quinta da Veiga, em Montalegre, foi por estes dias local de romaria dos agricultores daquele concelho, para o arranque da batata para consumo. Aquele local alberga uma grande produção dividida por entre os produtores da Cooperativa do Barroso (Coopbarroso), estimando-se a recolha de dezenas de toneladas de batatas.

Segundo a cooperativa, foram dois dias de recolha da batata “Kennebec”, que se encontra num dos campos daquela quinta e que apresenta este ano “calibres ótimos para consumo e com bastante qualidade”, apesar do ano ter sido “pautado pela seca”.

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

A Câmara de Montalegre revela que no espaço serão recolhidas entre 30 a 40 toneladas de batatas, um número em linha ao do ano anterior.

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

O produto recolhido vai agora passar por uma fase de seleção para garantir a qualidade ao consumidor final. Será depois ensacado e distribuído pelas superfícies comerciais, com ênfase para o grupo SONAE, com quem esta cooperativa assinou uma parceria em 2021.

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

A cooperativa recorda que esta plantação teve como objetivo principal garantir produto para fazer face à procura, bem como incentivar os produtores locais a apostar na produção de batata de consumo.

EM FOCO

Populares