A Câmara Municipal de Mondim de Basto vai investir mais de meio milhão de euros na valorização das levadas do concelho e torná-las num ponto turístico de referência.
o presidente da Câmara Bruno Ferreira esteve presente na cerimónia de assinatura de contratos dos projetos aprovados no âmbito da Linha +Interior Turismo, que decorreu em Viana do Castelo.
A sessão, organizada pelo Turismo de Portugal, foi presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e deu a conhecer os sete projetos que vão ser desenvolvidos em territórios de baixa densidade, como é o caso do projeto “Valorização das Levadas do Alvão”, no concelho de Mondim de Basto, que representa um investimento global de 551.483,50 euros.
Na breve apresentação do projeto apoiado para Mondim de Basto, o presidente da autarquia, Bruno Ferreira, destacou um conjunto de investimentos que pretendem “fazer das ‘Levadas do Alvão’ um produto turístico de excelência e através dele aumentar a atratividade turística do concelho, promovendo o desenvolvimento económico, social e ambiental”.
De acordo com a Câmara, o atual executivo municipal tem “comprovado a capacidade de atração de financiamentos para a concretização de projetos estruturantes para o desenvolvimento do concelho”.
Bruno Ferreira acredita tratar-se de um projeto “importante para toda a região” que “vem valorizar o território e as comunidades, impulsionar a economia e a competitividade das empresas de turismo, mobilizar o trabalho em rede e a promover o desenvolvimento sustentável do concelho”.
Atravessado por diversos cursos de água, sendo os principais o Ôlo, o Tâmega e o Cabril, os habitantes de Mondim de Basto desenvolveram, ao longo de séculos, um sistema de irrigação de terrenos que perdura até aos nossos dias.
As levadas – assim denominados os cursos de água para rega – constituem um “importante recurso do território de apoio à economia rural, à produção de gado, à manutenção de pastagens férteis e ao funcionamento de moinhos de água, que permitem ainda combinar com a vertente turística”.