Mondim de Basto anuncia descontos na fatura da água para os bombeiros

A Câmara de Mondim de Basto anunciou esta segunda-feira um pacote de regalias sociais para os bombeiros, como descontos na fatura da água, nas taxas de construção ou escola de música, para incentivar o voluntariado no concelho.

“O objetivo é tentar valorizar sobretudo a atividade dos bombeiros voluntários para ajudar a atrair mais jovens para o voluntariado e para a corporação”, afirmou o presidente da autarquia, Humberto Cerqueira.

O autarca referiu que os municípios de baixa densidade sofrem com o problema de falta de jovens e, ao mesmo tempo, é preciso prestar um maior apoio porque a população é cada vez mais idosa.

“A própria sociedade é mais exigente no que respeita ao socorro e os bombeiros, apesar de terem os meios materiais e os equipamentos, deparam-se com um problema, agravado nos últimos anos, e que tem a ver com a saída de jovens e com a emigração e a baixa taxa de natalidade. Isso cria um problema”, salientou o presidente.

O regulamento das regalias sociais foi aprovado esta segunda-feira em reunião de câmara e deverá entrar em vigor até ao final do primeiro semestre deste ano.

Os bombeiros poderão usufruir de desconto de 30% na fatura mensal da água, saneamento e resíduos, redução no pagamento das taxas e construção, redução em 50% na mensalidade da escola municipal de música e ainda a atribuição de 30 senhas para a entrada na piscina municipal, por época balnear.

“Isto não resolve o problema mas dá um sinal da valorização da atividade e esperamos conseguir atrair mais jovens. É esse o nosso objetivo”, frisou Humberto Cerqueira.

O comandante dos bombeiros de Mondim de Basto, Luciano Reis, afirmou que todos os “apoios são bem-vindos” e considerou que poderão servir de incentivo para ajudar a atrair mais voluntários.

A corporação possui cerca de 60 bombeiros.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Mondim de Basto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x