Monção irá dedicar uma rua ao empresário local Evaristo Cardoso, fundador do restaurante lisboeta Solar dos Presuntos, que faleceu em dezembro passado.
- Anúncio -
Durante a Sessão Solene em celebração do Feriado Municipal, este domingo, o presidente da Câmara, António Barbosa, anunciou que irá apresentar uma proposta nesse sentido: “Vou apresentar essa intenção à Comissão de Toponímia e acredito que será aceite por todos. O nosso regulamento em termos de toponímia prevê apenas a atribuição de nomes de pessoas a ruas se elas já não estiverem entre nós”, adiantou António Barbosa à Rádio Vale do Minho..
“Penso que é justo atribuir o nome de Evaristo Cardoso a uma rua de Monção. Era um monçanense que nunca esqueceu as suas raízes, mesmo estando fora da terra por décadas. Orgulhosamente vendia o que era de Monção no seu restaurante em Lisboa e nunca perdeu o sentimento de ser monçanense”, sublinhou.
Durante a sessão comemorativa, Evaristo Cardoso foi homenageado com um vídeo que recordou a vitória de Monção no concurso 7 Maravilhas de Portugal à Mesa em 2018, onde o empresário apadrinhou a candidatura monçanense que elevou o Cordeiro à Monção à categoria de um dos sete pratos mais prestigiados do país.
Além disso, o ilustre monçanense foi agraciado com um painel em azulejo que apresenta um poema em sua homenagem e foi oferecido à sua família.
Monção terá uma rua com o nome de Evaristo Cardoso, empresário natural de Monção que faleceu no passado mês de dezembro e que foi o grande fundador do restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa.
Durante a Sessão Solene em celebração do Feriado Municipal, este domingo, o presidente da Câmara, António Barbosa, anunciou que irá apresentar uma proposta nesse sentido.
“Vou apresentar essa intenção à Comissão de Toponímia, o que penso que será aceite por todos. O nosso regulamento, em termos de toponímia, prevê apenas a atribuição de nomes de pessoas a ruas desde que elas já não estejam entre nós”, explicou
“Penso que atribuir o nome de Evaristo Cardoso a uma rua de Monção é meritório. Um monçanense que, fora de Monção, nunca esqueceu as suas raízes. Esteve décadas fora desta terra, mas orgulhosamente vendia o que era de Monção no seu restaurante em Lisboa. Nunca perdeu o sentimento de ser monçanense”, sublinhou.
Nesta sessão comemorativa, Evaristo Cardoso foi homenageado com um vídeo onde foi recordado o momento da vitória de Monção no concurso 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, em 2018, onde o empresário apadrinhou a candidatura monçanense que elevou o Cordeiro à Monção à categoria de um dos sete pratos mais prestigiados do País.
O ilustre monçanense foi ainda brindado com um painel em azulejo, oferecido à família, com um poema em sua homenagem.