Uma comitiva oriunda de Monção esteve na localidade francesa de Tarascon-sur-Ariège, geminada com aquele concelho desde 1992, durante a “Grande Foire de Tarascon”, certame dedicado ao mundo rural naquela zona de montanha dos Pirenéus, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a autarquia refere que na festividade participou a Associação Sociocultural e Recreativa de Pinheiros, levando aos habitantes de Tarascon-sur-Ariège e à comunidade monçanense residente na região “a sonoridade, os trajes e as danças caraterísticas do folclore” do Alto Minho. “Uma animação que trouxe colorido e musicalidade ao certame”, aponta.
O Município de Monção esteve representado pelo seu presidente, António Barbosa, o qual esteve acompanhado por quatro presidentes de junta de freguesia: José António Nogueira (Abedim), Mikael Fernandes (Barroças e Taias), João Filipe Rodrigues (Pinheiros) e Emílio Afonso (Portela).
A comitiva contou ainda com Emílio Magalhães, administrador do Palácio da Brejoeira, e João Rodrigues, antigo presidente da Junta de Freguesia de Pinheiros e principal artífice da geminação entre Monção e Tarascon-sur-Ariège, realizada no dia 22 de agosto de 1992.
Nesta visita, João Rodrigues teve a oportunidade de visitar lugares e reencontrar pessoas que fizeram parte da sua vida, durante o período que esteve emigrado naquela região de França. Dinamizador de diversos encontros entre os dois municípios, João Rodrigues recordou a primeira feira de Tarascon-sur-Ariège, em 1997, onde esteve representada a gastronomia e os vinhos de Monção.