Arquivo

Monção mantém durante mais duas semanas todas as medidas do estado de emergência

Covid-19
Monção mantém durante mais duas semanas todas as medidas do estado de emergência
Foto: Imagens 360Portugal / YouTube

A Câmara de Monção informou hoje que mantém durante mais duas semanas todas as medidas de prevenção e contenção da covid-19 em vigor no período do estado de emergência decretado na sequência da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Em comunicado enviado hoje à imprensa, aquele município justificou a decisão de manter “todas as medidas extraordinárias e de caráter urgente” com a necessidade de “precaução e cuidado, cujo objetivo consiste em reforçar os procedimentos de responsabilidade e civismo da população”.

“Os monçanenses têm de perceber que ainda temos trabalho pela frente antes de vermos a luz ao fundo do túnel. Não é a hora de baixar os braços. É a hora de continuarmos unidos, atentos, cautelosos e responsáveis”, referiu o presidente da Câmara, António Barbosa, citado na nota.

No domingo, a Câmara de Monção indicava a existência de 105 casos positivos no concelho, 74 dos quais relativos à Santa Casa da Misericórdia de Monção, oito mortes, seis das quais utentes da instituição.

No documento, a autarquia liderada pelo PSD destacou que o Balcão Único do concelho “vai continuar encerrado ao atendimento presencial, mantendo-se os contactos telefónicos e digitais para a receção de processos e requerimentos”, e que a sede da eurocidade Monção – Salvaterra de Miño, na Galiza, não presta, temporariamente, serviço aos trabalhadores”.

A autarquia decidiu ainda manter fechados ao público a ecopista do rio Minho e os parques das Caldas e da Lodeira.

Também os serviços culturais, como a biblioteca, arquivo, a Loja Interativa de Turismo (LIT) e o cine teatro João Verde, permanecem inacessíveis ao público.

“O mesmo acontece com os equipamentos turísticos do concelho – o museu do Alvarinho, os núcleos museológicos da Torre de Lapela, do Castro de São Caetano – e a feira semanal mantém-se suspensa”, especifica o município, acrescentando que “vai continuar a apoiar os profissionais de saúde, socorro e segurança, bem como as instituições sociais e as famílias mais vulneráveis do concelho”.

“A partir de amanhã [terça-feira] inicia-se uma campanha de sensibilização, junto da população e comerciantes, para o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, especifica.

Portugal contabiliza 1.063 mortos associados à covid-19 em 25.524 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Portugal entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Covid-19: testes no gil vicente deram todos negativos

Covid-19: Testes no Gil Vicente deram todos negativos

Próximo Artigo
Restaurantes de braga entregam chaves em alerta para "agonia" do setor

Restaurantes de Braga entregam chaves em alerta para "agonia" do setor

Artigos Relacionados