A Feira do 27 está de regresso a Monção, no sábado e domingo, com feira de gado, mercado de produtos agrícolas e a despedida aos portugueses que vivem no estrangeiro.
O folclore, os bombos, e as concertinas são presença constante ao longo de todo o fim de semana.
Na noite de sábado, antes da verbena, “Aqui entre nós”, Jorge Nande preenche o jantar com o timbre e os acordes do fado.


Decorrendo num período com presença de muitos emigrantes, o certame agrícola, com organização da União de Freguesias de Ceivães e Badim constitui uma oportunidade de confraternização – para muitos, a última deste ano -, e “semeando” novas memórias e “regando” tempos passados, de forma a “fortalecermos”, juntos, a essência da nossa identidade coletiva, a origem de uma cultura que nos une e distingue.”, pode ler-se numa nota enviada hoje a O MINHO.
Até meados da década de setenta, a Feira do 27, realizava-se, mensalmente, todos os dias 27. Depois de mais de 40 anos, esta tradição foi retomada em 2015, recuperando-se um certame agrícola com forte dimensão cultural e comunitária na região do Vale do Mouro, em Monção.