Seguir o O MINHO

Alto Minho

Monção e Salvaterra do Minho acordam cooperação na área da proteção civil

Acordo será formalizado em breve.

em

Foto: DR/Arquivo

Os Bombeiros de Monção e a Câmara de Salvaterra do Minho, Galiza, assinaram hoje um acordo que prevê a atuação daquela corporação no combate a fogos no concelho vizinho e em ações de busca e salvamento no rio Minho.

Em comunicado, enviado à agência Lusa, a Câmara de Monção explica que o acordo hoje celebrado no âmbito da eurocidade Monção/Salvaterra de Minho, constituída em 2015, será “formalizado, em breve, através de um protocolo de cooperação, envolvendo as três entidades”.

Na nota, aquele município do distrito de Viana do Castelo acrescenta que aquela cooperação poderá ser alargada à área da saúde.

“Os autarcas de Monção e Salvaterra defendem que o centro de saúde de Monção pode servir também os habitantes de Salvaterra de Minho, cujo núcleo urbano está a doze quilómetros da unidade de saúde mais perto, em Ponteareas”, assinala.

O presidente da Câmara de Salvaterra do Minho, Arturo Grandal, citado naquela nota, adianta que o acordo hoje celebrado “reflete o bom relacionamento entre o poder político e as populações de ambos os lados da fronteira”.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção (AHBVM), Paulo rocha, classificou o documento como “uma porta aberta para uma efetiva cooperação entre as duas localidades, nas vertentes da segurança e proteção civil”.

O presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, considerou que o compromisso “traduz no papel aquilo que acontece no quotidiano”.

“Os dois municípios estão unidos por uma travessia fluvial que, para nós, é mais uma rua. A partilha de equipamentos e sinergias é vista com total naturalidade”, frisou.

O acordo hoje celebrado integra o programa de ações da primeira semana da eurocidade Monção/ Salvaterra de Minho que começou na terça-feira e termina no domingo. Um roteiro noturno, um concerto musical e espetáculo de dança são outras das iniciativas previstas no programa.

Populares