Seguir o O MINHO

Região

Monção e Guimarães galardoados nos prémios Municípios do Ano

Barcelos, Braga e Famalicão também foram distinguidos em coletivo

em

Fotos: Facebook

Os concelhos de Guimarães e Monção foram galardoados nos prémios Municípios do Ano, uma iniciativa da Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, que decorreu no Funchal, concelho vencedor do principal galardão em 2019.

Guimarães venceu na categoria Norte (mais de 20.000 habitantes) com o projeto “Bairro C”, que “procura estruturar-se no território de Guimarães – ligação entre Zona de Couros, Caldeiroa e Avenida Conde Margaride – como um laboratório de ideias assente nos pilares da Cultura, Criatividade, Conhecimento e Ciência”.

Na categoria Intermunicipal destaque para a atribuição do Prémio ao projeto “Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vouz”, desenvolvido pelos Municípios do Quadrilátero Urbano (Guimarães, Barcelos, Braga e Famalicão).

Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura na Câmara de Guimarães, assinalou com entusiasmo o reconhecimento da plataforma UM-Cidades aos projetos de Guimarães. “Este reconhecimento demonstra que Guimarães continua no caminho do desenvolvimento assente nas boas práticas, com a ligação da cultura ao território e contando com as pessoas como o centro da ação”.

O prémio distinguiu também o programa “Monção Social” na categoria para menos de 20.000 habitantes, tendo sido entregue pelo coordenador da UM Cidades, Paulo Pereira, ao presidente da Câmara de Monção, António Barbosa.

O Programa Monção Social é constituído por um conjunto de seis medidas de apoio social, o qual procura responder às necessidades sociais, económicas e de saúde da população, através da respetiva implementação junto das famílias mais carenciadas do concelho.

Antonio Barbosa, presidente da Câmara de Monção, considerou que “a intervenção dos municípios deve assumir um papel relevante na inclusão social e melhoria das condições de vida dos agregados familiares em situação de fragilidade económica, promovendo o seu bem-estar, conforto e qualidade de vida”.

Na categoria intermunicipal, o galardão foi atribuído ao “Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous”, uma iniciativa que envolve as autarquias de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, na Região Norte.

Populares