Monção decorada com tapetes de flores para celebrar Senhora da Rosa

Festa
Foto: CM Monção / Arquivo

Monção celebrou no último fim de semana a Senhora da Rosa, com ruas coloridas, momentos religiosos e milhares de visitantes, foi hoje anunciado.

Depois da Procissão de Velas, no sábado, moradores e associações locais trabalharam durante a noite e o resultado traduziu-se em diversas obras florais que, merecidamente, arrancaram comentários elogiosos dos munícipes e visitantes, salienta a Câmara, em comunicado enviado à imprensa.

A Rua da Glória, engalanada a preceito, com o sino da Igreja Matriz a vislumbrar-se ao fundo, constituiu uma novidade na festividade deste ano, chamando a atenção de quem passava.

Foto: CM Monção
Foto: CM Monção
Foto: CM Monção
Foto: CM Monção. 

“Rua estreita com carisma próprio, onde as varandas estão debruçadas sobre o solo, parecendo contar-lhe algo profundo e secreto, mostrou-se esplendorosa e rejuvenescida aos olhos de um público entusiasmado e interessado”, aponta a mesma nota.

Ao final da tarde, testemunhou o andar compassado e vagaroso das pessoas, sinal da passagem da Procissão Solene em direção à Igreja Matriz.

Decoradas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores, traziam impressas algumas mensagens. A mais forte é amor ao próximo, esperança no futuro e paz na Ucrânia.

Foto: CM Monção
Foto: CM Monção
Foto: CM Monção
Foto: CM Monção

Mesmo em tempo de festa, com as ruas a “respirar” felicidade, a solidariedade está sempre presente na alma dos monçanenses. Neste caso, com a expetativa que a beleza floral dispersa pelas ruas possa, de alguma forma, atenuar a mágoa e a angústia de quem sofre, trazendo-lhes um pouco de alegria e conforto interior.

Promovida por uma comissão de jovens, com apoio da paróquia local e da autarquia monçanense, a Festa da Nossa Senhora da Rosa, retomada este fim de semana após dois anos de interrupção, constitui um ponto de atração turística do concelho de Monção, tendo sido, mais uma vez, visitada por milhares de pessoas do Norte de Portugal e da Galiza.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Covid-19: Portugal é o país da União Europeia com mais novos casos diários

Próximo Artigo

Putin disse que as Forças Armadas russas combatem uma "ameaça inaceitável"

Artigos Relacionados
x