Seguir o O MINHO

País

Moedas de ouro em leilão avaliadas em 550 mil euros

Numismática

em

Foto: Divulgação

Dezanove moedas de ouro raras, com um preço base total de 557.500 euros e quase todas cunhadas em Portugal, vão dia 11 a leilão em Lisboa, anunciou hoje a leiloeira Numisma.

Em comunicado, a leiloeira destaca tratar-se de “moedas de ouro da mais alta raridade”, algumas das quais com “poucos exemplares conhecidos”, tendo sido “quase todas cunhadas em Portugal” e sendo quatro do tempo dos Suevos (um dos povos com a capital em Braga que ocupou a Península Ibérica após a queda do império romano do Ocidente), uma da antiga Índia Portuguesa e outra do Brasil.

“As três mais valiosas são a Dobra Pé Terra, de D. Fernando (1367-1383), que vai à praça por 85.000 euros, o Português, de D. João III (1521-1557), com um preço inicial de 75.000 euros, e o Escudo São Tomé, cunhado na Índia Portuguesa, também no reinado de D. João III, e que começará a ser leiloada com um valor-base de 65.000 euros”, adianta.

Citado no comunicado, o presidente executivo da Numisma, Javier Salgado, afirma que neste leilão vão à praça “moedas de excelente qualidade, do melhor que se tem visto de moeda portuguesa de ouro em leilões” realizados em Portugal.

Populares