Modernização do troço Viana do Castelo-Valença da Linha do Minho arranca já em 2017

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou hoje que o governo vai antecipar para 2017 a modernização do troço entre Viana do Castelo e Valença da linha do Minho face a igual compromisso assumido por Espanha.

Ministro Pedro marques

Faremos um esforço adicional para que a segunda empreitada, a partir de Viana do Castelo até Valença comece em obra no próximo ano e não em 2018 como estava inicialmente (…) Este esforço adicional justifica-se porque ainda esta manhã, ao mais alto nível, o governo de Espanha nos contactou para nos reafirmar o seu compromisso de fazer a eletrificação do pequeno troço (seis quilómetros)”, afirmou Pedro Marques.

O governante, que falava na estação ferroviária da capital do Alto Minho, na cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de modernização e eletrificação do troço Nine e Viana do Castelo parte da linha do Minho, sublinhou o “compromisso político dos dois governos” em fazer a requalificação daquela ligação “de modo contínuo, o que permitirá um serviço de muito mais qualidade”.

“Faz todo o sentido que, do nosso lado, também andemos um pouco mais depressa no que falta de eletrificação até à fronteira”, frisou.

Segundo dados avançados hoje pela Infraestruturas de Portugal(IP), a requalificação da linha ferroviária entre Nine-Viana-Valença, a concluir até 2019, vai representar um investimento global de 83,2 milhões de euros, financiados em 59,2 milhões de euros por fundos do Ferrovia 2020 e com uma compartição de 24 milhões de euros do Orçamento de Estado.

De acordo com a IP a modernização e eletrificação daquela ligação vai permitir “triplicar” a capacidade de circulação, com mais comboios por dia, passando dos atuais 15 para 20, e de maiores dimensões, de 300 para 750 metros.

Hoje foram assinados os contratos de quase 30 milhões de euros para a empreitada em 44 quilómetros de via, entre Nine e Viana do Castelo.

A obra arrancará no terreno “no primeiro trimestre de 2017 e estará concluída durante o terceiro trimestre de 2018”.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Pesca da sardinha só é permitida até 150 quilos a partir de quarta-feira

Próximo Artigo

Sporting de Braga na Turquia à procura da primeira vitória na Liga Europa

Artigos Relacionados
x