O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre diz que o comboio de alta velocidade entre Porto e Vigo será uma mais-valia para o Alto Minho e para o Norte. A propósito da Cimeira Ibérica, lembra que será preciso harmonizar a rede elétrica ferroviária entre os dois países, visto que, entre o Porto e Valença a catenária funciona a 25 mil volts, enquanto que, do lado espanhol, opera a 3 mil. O autarca salienta que a modernização da Linha do Minho já trouxe mais turistas ao concelho e garante que pode acolher ainda mais…
A realização da Cimeira em Viana do Castelo pode resultar no anúncio de projetos de interesse relevante para o concelho e para o Alto Minho, como é o caso da linha de comboio de alta velocidade Porto-Vigo, do estatuto do trabalhador transfronteiriço e de ligações rodoviárias com a Galiza. O que espera o Município da Cimeira?
A modernização da Linha do Minho e a consequente entrada em funcionamento do Comboio Celta e, mais recentemente, das carruagens ARCO, foram certamente momentos fundamentais para Viana do Castelo e para a Euro-Região e trouxeram-nos significativas oportunidades.
As relações da euro-região estreitaram-se e foi notório o significativo aumento de passageiros na Linha do Minho (23%), contribuindo positivamente para a economia da região. Apesar desta valiosa modernização, esperamos que a Cimeira Ibérica nos permita encontrar uma solução para que o mesmo comboio elétrico circule entre Porto e Vigo, devido à diferente tensão na catenária dos dois lados da fronteira.
Esperamos que a Cimeira nos permita chegar a um consenso para que seja efetiva a ligação internacional entre o Porto e Vigo. Um acordo entre os dois países será a única solução para solucionar o problema já que entre Porto e Valença, a catenária funciona a 25 mil volts; do lado espanhol, até Vigo, a tensão é de 3 mil volts. Para tal, é necessária a mudança de tensão utilizada: no curto prazo, a Renfe pode utilizar uma locomotiva elétrica compatível com as diferentes tensões na rede ferroviária ibérica e, no longo prazo, tem que ser negociada, mediante um investimento do lado espanhol, para que o pais vizinho adote a tensão de 25 mil volts entre a fronteira e Vigo, seguindo os padrões europeus.
A Linha do Minho está totalmente eletrificada desde o final de abril de 2021. Precisa agora que seja assegurada nos dois lados da fronteira e este é efetivamente o nosso maior anseio para esta cimeira.
“Sabemos que este é um passo enorme na modernização e no impulsionamento da linha ferroviária nacional”
A futura linha de alta velocidade implica a construção de uma nova estação ferroviária em Viana. Que projetos ou pré-projetos já foram feitos ou pensados, onde se situará a infraestrutura, e qual o investimento e o papel que a Câmara Municipal terá na solução?
A futura linha de alta velocidade entre Lisboa-Porto-Vigo, ao que sabemos, não implica a construção de uma nova estação ferroviária em Viana do Castelo, mas sim a remodelação da atualmente existente. Pelo que foi recentemente anunciado pelo Governo, a Estação de Alta Velocidade ficará localizada em Braga e esta ligação não passará pela cidade de Viana do Castelo. No entanto, sabemos que este é um passo enorme na modernização e no impulsionamento da linha ferroviária nacional e acreditamos que seremos capazes de aproveitar esta ligação de alta velocidade, por exemplo, reforçando e melhorando as ligações ferroviárias que temos com o concelho vizinho de Barcelos (Nine).
A ligação do Porto a Vigo com passagem por Viana do Castelo trará benefícios para o concelho e a região, nomeadamente trazendo mais turistas galegos e espanhóis. Tem a cidade capacidade hoteleira e de infraestruturas turísticas para os acolher? O que pode ser feito nessa perspetiva?
Embora esta ligação de alta velocidade não inclua uma paragem em Viana do Castelo, acreditamos que será extremamente benéfica para o concelho e para a região em termos comerciais e turísticos. A ligação entre Porto e Lisboa será feita em apenas 1h15m e a ligação entre Porto e Vigo será de apenas 50 minutos, o que obviamente tornará o Minho ainda mais atrativo para os nossos vizinhos galegos e espanhóis.
Viana do Castelo tem contado, nos últimos anos, com o surgimento de diversos projetos hoteleiros já concluídos ou atualmente em construção e, por isso, estou tranquilo no que diz respeito à nossa capacidade hoteleira e de infraestruturas turísticas para acolher o previsível aumento do número de turistas do país vizinho.
Esta linha de alta velocidade vai reforçar os laços que unem a nossa euro-região e permitir-nos ser ainda mais próximos de Espanha.
“Uma oportunidade para se ligar ao Porto e a Lisboa”
O dito projeto também aproxima a cidade vianense do Porto e também de Lisboa. Que vantagens pode trazer esta ligação mais rápida?
Acreditamos que para os nossos empresários este projeto seja uma grande mais-valia e a ligação vai permitir às nossas empresas e para os nossos serviços estarem mais próximas de autoestradas, aeroportos, estações ferroviárias e infraestruturas portuárias.
Por isso mesmo, Viana do Castelo vê nesta linha de alta velocidade uma oportunidade para se ligar ao Porto e a Lisboa porque sabe que esta maior proximidade com as nossas principais cidades nos torna mais atrativos em termos empresariais, turísticos, culturais e até em questões de lazer.