A Conferência Episcopal Portuguesa acabou de anunciar a suspensão de todas as eucaristias do próximo fim de semana. Anunciou também o encerramento temporário do Santuário de Fátima a partir deste sábado. Estas medidas ficam em vigor até “ser superada a atual situação de emergência”.
A CEP alerta ainda para que sejam seguidas as indicações pastorais das dioceses e arquidioceses, referentes a atos de cultos, sacramentos, catequese e outras reuniões.
Arcebispo de Braga anuncia que não haverá visita pascal em toda a arquidiocese
Há ainda a indicação para que se complementem estas medidas com a celebração de eucaristias pela televisão, rádio e internet.
Já o Santuário de Fátima, decidiu “suspender todas as celebrações litúrgicas a partir deste sábado, 14 de março, em conformidade com as orientações da Conferência Episcopal”, disse a diretora de comunicação do santuário, Carmo Rodeia, à Rádio Observador.
“As atividades que estão suspensas são todas as atividades de natureza litúrgica, mas também, naturalmente, pastoral e todas as atividades que dizem respeito a ações de formação”, acrescentou.
Novos casos
O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 112 em Portugal, anunciou, esta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 1.308 casos suspeitos, dos quais 172 aguardam resultado laboratorial.
Segundo a DGS, há ainda 5.7674 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.
No Norte do país contaram-se nove casos novos em relação a ontem. Em Lisboa, os números dispararam, existindo 46 casos confirmados, mais 23 do que na quinta-feira.