A Misericórdia de Ponte de Lima está a investir mais de 1,8 milhões de euros na requalificação total da atual creche e jardim-de-infância, com mais de 30 anos, e que acolhe 158 crianças, anunciou hoje o provedor.
Em declarações à agência Lusa, Alípio Matos adiantou que as obras começaram na última terça-feira, deverão estar concluídas dentro de um ano e vão permitir aumentar a capacidade para mais 30 lugares, na creche.
Atualmente, a creche é frequentada por 96 crianças e o jardim-de-infância por 62.
O responsável explicou que, para permitir a realização da empreitada, “integralmente suportada pela instituição”, as crianças formam transferidas para o antigo Lar Maria Pia.
“Do edifício, com 30 anos, só vamos aproveitar praticamente as paredes exteriores. O projeto prevê ainda os arranjos exteriores, na envolvente do imóvel”, especificou, estimando que a ampliação irá criar “entre quatro a cinco novos postos de trabalho”.
Alípio Matos acrescentou que o edifício, situado no complexo da Villa Moraes, “apesar de não estar em más condições, tem de corresponder às exigências atuais”.
Em abril de 2022, a Santa Casa abriu concurso público, por 1.321.175,65 euros, para aquela empreitada, mas viu-se obrigada a anular o procedimento “porque os valores das propostas apresentadas ultrapassavam, em muito, o valor base”.
Em dezembro, a instituição abriu novo concurso público, com um valor superior a 1.992.357,50 euros, mais IVA e, entregou a obra a uma empresa de Viana do Castelo que já iniciou os trabalhos de requalificação do edifício.