Mirandela e Montalegre ‘reforçam’ calendário nacional de canoagem

Campeonato nacional de fundo e Taça de Portugal de maratonas
Mirandela e montalegre 'reforçam' calendário nacional de canoagem
Foto: Divulgação / CM Esposende

As localidades transmontanas de Mirandela e Montalegre vão receber, respetivamente, o campeonato nacional de fundo e a Taça de Portugal de maratonas, reforçando o lote de destinos das provas da canoagem pelo território nacional.

“Assumem-se como mais dois parceiros fundamentais na estratégia definida de divulgar e levar a prática da modalidade a todo o território nacional”, justifica a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC).

Em 22 e 23 de maio, em parceria com o CF de Mirandela e a autarquia, vai decorrer o campeonato nacional de fundo, que habitualmente conta com os atletas olímpicos.

Em 21 de agosto, o município de Montalegre junta-se à FPC para organizar a Taça de Portugal de maratonas e o troféu nacional de esperanças.

Os nacionais de maratonas foram atribuídos à vila de Prado, que já recebeu o campeonato do Mundo da especialidade, e vão decorrer em 12 e 13 de junho.

O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho vai receber a maior parte das provas de pista, começando em 24 e 25 de abril com a Taça de Portugal de regatas em linha, que será seletiva para as equipas nacionais, incluindo as que vão ao apuramento olímpico, em maio na Hungria.

Inicialmente agendado para o período entre os dias 15 e 18 de julho, o Campeonato do Mundo de velocidade de juniores e sub-23, que habitualmente reúne mais de 1.000 canoístas, foi adiado, pela Federação Internacional de Canoagem (ICF), devido à pandemia da covid-19, para 03 a 06 de setembro.

As datas de julho foram aproveitadas para a realização dos nacionais de regatas em linha, de seniores, juniores e veteranos, uma semana antes dos cadetes, infantis e iniciados.

Ponte de Lima vai ser o palco em 27 de junho do nacional de esperanças, enquanto Melres vai acolher em 25 e 26 de setembro a Taça de Portugal de tripulações de fundo.

No slalom, Amarante foi o local eleito para acolher a Taça de Portugal, em 06 e 07 de novembro, seguindo-se, a 11 e 12 de dezembro, em Vizela, o Campeonato Nacional.

No kayak-polo, Setúbal recebe a primeira fase do campeonato em 29 e 30 de maio, com a segunda fase a decorrer em Coimbra em 10 e 11 de julho.

Em data a definir em outubro, Oeiras vai ser o palco da Taça de Portugal.

A primeira etapa dos nacionais de canoagem de mar vai decorrer em Vila Nova de Milfontes em 29 de maio e termina em 03 de outubro com etapa entre Sesimbra e Setúbal.

Na canoagem, seis atletas garantiram a qualificação para Tóquio2020 nos Mundiais de velocidade de 2019, entre os quais Fernando Pimenta, medalha de bronze em K1 1000 em Szeged, na Hungria.

O K4 500, composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, e Teresa Portela (K1 200) também já têm presença em Tóquio, tal como Antoine Launay (K1) no slalom.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Cerveira suspende atualização das rendas da habitação social

Cerveira suspende atualização das rendas da habitação social

Próximo Artigo
Nuno mendes (sporting) sofre contusão na perna direita frente ao moreirense

Nuno Mendes (Sporting) sofre contusão na perna direita frente ao Moreirense

Artigos Relacionados