Miquelina, de Vila Verde, faz 101 anos. Ainda lê e gosta de conviver

Mulher “adorada” na sua aldeia
Miquelina, de vila verde, faz 101 anos. Ainda lê e gosta de conviver

Miquelina Dias, de Vila Verde, celebra 101 anos, esta quarta-feira. Apesar da idade, ainda gosta de um bom convívio, de ler e de ver televisão.

Nasceu em 22 de fevereiro de 1922, na freguesia de Godinhaços, em Vila Verde. Atualmente vive no lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e está “bem” de saúde. Ainda gosta de conversar, de conviver com as amigas do lar e não passa sem ler os seus “livrinhos da igreja”, conforme contou a neta Eunice Ferreira a O MINHO.

Foi à escola e era uma das poucas mulheres da sua aldeia que sabia ler e escrever. Tornou-se uma figura “adorada”, porque lia as cartas para as outras pessoas e ainda acumulava os dotes de enfermagem, pois também aprendeu a dar injeções e dava-as em casa.

Trabalhou sempre no campo e o seu marido esteve emigrado cerca de 30 anos no Brasil. Os três filhos puderam estudar, algo que “não era muito normal na altura”.

A neta Eunice Ferreira lembra a avó como uma “grande contadora de histórias”. “Passava horas a ouvir histórias da minha avó, da vida dela, das suas vivências antigas”, conta Eunice Ferreira, que vive atualmente no Algarve.

Tem três filhos (só uma ainda viva), seis netos e 12 bisnetos. Passou o dia do seu 101.º aniversário em casa da sua filha, Rosa Lopes, na zona do Porto.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Homem de 62 anos foi dado como desaparecido em aveiro e estava internado em braga

Homem de 62 anos foi dado como desaparecido em Aveiro e estava internado em Braga

Próximo Artigo
Brasil destina 78 milhões para combater a seca no sul do país

Brasil destina 78 milhões para combater a seca no sul do país

Artigos Relacionados