Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Minuto de silêncio em jogos da AF Viana em memória de atleta de Ponte de Lima

Homenagem a Paulo Mimoso

em

Foto: DR

Os jogos dos diferentes escalões de formação da ADC Correlhã, na Associação de Futebol (AF) de Viana do Castelo, vão ser alvo de uma homenagem ao atleta Paulo Mimoso, que morreu na passada quinta-feira durante um jogo treino da equipa de veteranos da ADC Correlhã.

A informação foi avançada esta sexta-feira por José António Carvalho, secretário geral da AF Viana, deixando indicação que será feito um minuto de silêncio antes dos jogos Correlhã x Neves – 1ª Divisão (Seniores), Neves x Correlhã – (Juniores), Correlhã x Raianos – 1ª Divisão (Juvenis), Guilhadeses x Correlhã – 1ª Divisão (Iniciados) e Darquense x Correlhã – 2ª Divisão (Iniciados).

O trágico desaparecimento de Paulo Mimoso motivou ainda um comunicado por parte da direção da ADC Correlhã, mostrando consternação e pesar, destacando uma “profunda e longa ligação a A.D.C. Correlhã, onde se notabilizou, como atleta”.

O clube salienta que Palhinhas, como era mais conhecido, “a fazer o que mais gostava em representação do (…) clube”.

Outros clubes e instituições desportivas também já manifestaram pesar pelo desaparecimento do veterano, como é o caso dos Veteranos de São Tiago Mascotelos ou o GD Bertiandos.

As cerimónias fúnebres realizam-se durante a tarde desta sexta-feira, em Correlhã, Ponte de Lima.

Anúncio

Ponte de Lima

Ponte de Lima combate efeito de estufa com novo carregador de veículos elétricos

Descarbonização

em

Foto: DR / Arquivo

Considerando que é uma das medidas essenciais para atingir os objetivos de redução da emissão dos gases com efeito de estufa e descarbonização do centro urbano, a Câmara Municipal de Ponte de Lima deliberou por maioria, na reunião de 07 de outubro, disponibilizar um lugar de estacionamento, na Calçada dos Quarteis, a título gratuito para a instalação de um posto de carregamento de veículos elétricos, com a possibilidade de carregamentos rápidos ou semirrápidos.

A proposta apresentada pela vice-presidente da Câmara Municipal, Mecia Martins, visa dar resposta aos utilizadores de veículos elétricos, sem custos adicionais para o Município de Ponte de Lima.

De acordo com a mesma proposta, o posto de carregamento vai ser instalado em área do domínio público, titulado pela Câmara Municipal que atribuirá licença ao operador privado, ficando este responsável pelas obras de instalação, exploração e manutenção do equipamento.

A presente proposta com a durabilidade de um período de dois anos, será renovada uma única vez por igual período de forma automática, desde que o equipamento se mantenha em funcionamento.

No caso de o proponente deixar de manter o equipamento em funcionamento, a autorização caducará devendo cessar a utilização do espaço cedido a título gratuito, no prazo a estabelecer para o efeito.

No final do prazo autorizado para a utilização do espaço, a autorização caducará, devendo devolver o espaço livre de pessoas e bens, repondo-o nas condições em que se encontrava antes da sua utilização.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Ponte de Lima: 650 mil euros para eliminar plantas invasoras no rio Lima

Espécies exóticas

em

Rio Lima. Foto: Divulgação / Miguel Costa

A Câmara de Ponte de Lima vai investir, em 2020, 650 mil euros na erradicação de espécies exóticas invasoras no rio Lima, para “potenciar” o turismo e os desportos náuticos, divulgou esta terça-feira o presidente Victor Mendes.

Em declarações à agência Lusa, o autarca do CDS-PP explicou que, daquele montante, 450 mil euros são financiados por fundos do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), sendo o valor restante suportado pela Câmara de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo.

“Os trabalhos de prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras começam em 2020. É uma necessidade urgente avançar com a limpeza do rio Lima quer de invasoras aquáticas, permitindo a aposta no turismo e desportos náuticos, quer de invasoras nas margens e em ilhas no leito do rio, permitindo a melhoria no escoamento das águas, evitando fenómenos de erosão em vários troços do Lima”, explicou Victor Mendes.

Em comunicado, o município explicou que o investimento resulta de uma candidatura apresentada, em agosto, e já aprovada, “com o objetivo geral da restauração ecológica dos espaços alvo da intervenção proposta e da criação de condições para a instalação/recuperação das comunidades autóctones”.

A candidatura vai permitir “a continuidade e consolidação dos trabalhos desenvolvidos no rio Lima, classificado como Sítio de Importância Comunitária (SIC), em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, para controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras terrestres, e, por outro lado, ampliar a área de atuação dos trabalhos anteriormente referidos à totalidade da extensão do SIC Rio Lima, inserida nos limites administrativos do concelho de Ponte de Lima”.

Segundo a autarquia, a “nova candidatura, vai permitir a realização de importantes ações de controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras aquáticas, nomeadamente ‘Myriophyllum aquaticum’ e ‘Egeria densa’, no rio Lima”.

“As ações irão ainda permitir avaliar a eficácia dos métodos aplicados e do impacto real ou potencial sobre espécies e ‘habitats’, bem como definir as condições para a realização de ações de controlo de continuidade e criar/adotar soluções inovadoras de monitorização de espécies exóticas invasoras com vista à prevenção e deteção precoce de focos de dispersão destas espécies no SIC Rio Lima”, sustenta a nota.

A candidatura “integra, também, a realização de atividades sensibilização dos diversos públicos-alvo e divulgação da problemática das espécies exóticas invasoras”.

O rio Lima nasce a 975 metros de altitude, na província de Ourense, na Galiza. Entra no Alto Minho, próximo do Lindoso e de Soajo, e passa por Ponte da Barca e Ponte de Lima, desaguando no oceano Atlântico, em Viana do Castelo, após percorrer um total de 135 quilómetros.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Desabamento de estrutura faz um ferido grave em Ponte de Lima

Em Calvelo

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Um homem, com cerca de 50 anos, sofreu ferimentos graves durante a tarde desta segunda-feira na sequência do desabamento de uma estrutura que estava a ser montada numa vacaria, em Calvelo, Ponte de Lima, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

A vítima sofreu lesões ao nível do tórax, sendo assistido e imobilizado no local pela equipa médica da ambulância de Suporte Imediato de Vida de Ponte de Lima, que efetuou o transporte direto do homem para o Hospital de Braga.

Outros dois jovens, de 23 e 26 anos, sofreram ferimentos considerados ligeiros na sequência da queda que estava a ser instalada durante esta tarde. Os Bombeiros de Ponte de Lima transportaram os dois feridos leves para o Hospital de Viana do Castelo.

A GNR registou a ocorrência que teve alerta pelas 15:24, para a Rua de Vilela, freguesia de Calvelo, concelho de Ponte de Lima. A Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Viana também prestou auxílio médico na ocorrência.

Continuar a ler

Populares