O Município de Vila Verde obteve, aquando da reunião do Conselho de Ministros ocorrida na quinta-feira, em Braga, a garantia, dada pelo ministro das Infraestruturas João Galamba de que viria, no prazo de um mês, ao concelho, para ver ‘in loco’, a realidade do trânsito automóvel no acesso à vila, e a necessidade de uma Variante.
- Anúncio -
“É uma reivindicação e uma promessa com, pelo menos, 18 anos. Somos um concelho dinâmico e com conexões aos vizinhos, pelo que é urgente que, finalmente, a Variante se faça”, disse a presidente da Câmara, Júlia Fernandes a O MINHO.
Na ocasião, o governante avaliará, também, idênticas necessidades existentes nos acessos aos restantes municípios do Cávado, Braga, Barcelos, Esposende, Amares e Terras de Bouro.
Zero para pedidos do Município
A lista enviada ao Governo pela Comunidade Intermunicipal CIM-Cávado, agrega os 17 pedidos de Vila Verde, mas nenhum teve luz verde do Governo. São eles: construção da variante à EN101 – variante a Vila Verde; Construção da variante da Vila de Prado à área empresarial de Oleiros e de um viaduto na rotunda do Canoísta, na Vila de Prado (término/início variante do Cávado com a EN201).
Solicitou, ainda, a Requalificação e Modernização da Estrada Nacional 201, no troço compreendido entre a Vila de Prado e o limite com o distrito de Viana do Castelo, e o prolongamento do ramal de Braga dos caminhos de ferro ao concelho.
Canal de rega e centro de canoagem
O Município pediu, ainda, a cedência/doação do canal inutilizado de rega Sabariz-Cabanelas para a construção de uma Ecovia, o reforço e alargamento da rede em alta e baixa de abastecimento de água para consumo humano e alargamento da rede em baixa de saneamento básico.
Deseja, ainda, apoio para a criação/construção do Centro de Alto Rendimento de Canoagem, na vertente canoagem, na Praia Fluvial do Faial, Vila de Prado, na margem direita do Rio Cávado, local onde já se realizaram a Taça e Campeonato do Mundo da especialidade.
No domínio educativo exige a requalificação das Escolas Básicas de Monsenhor Elísio Araújo, de Moure e da de Ribeira do Neiva.
Diz ser preciso avançar com a requalificação/modernização do Tribunal e do Centro de Saúde, bem como da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Cervães.