Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, visitaram a empresa Soguima, em Sande Vila Nova, concelho de Guimarães, esta sexta-feira, acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.
A Soguima é a primeira empresa de bacalhau demolhado ultracongelado certificada e associa à qualidade da matéria-prima um forte investimento na implementação das mais recentes técnicas produtivas e na qualificação dos recursos humanos. Atualmente está presente em mais de 30 mercados internacionais e apresenta um volume de negócios de 30 milhões de euros.
O administrador da empresa, António Guimarães, destacou a evolução da Soguima assente na “qualidade e segurança” dos produtos, aliando a atenção com sustentabilidade, inovação e desenvolvimento, assim como a responsabilidade social.
O ministro do Mar destacou “a resiliência” do setor da pesca neste período de pandemia e garantiu que a atividade continuará a ser apoiada, nomeadamente com compensações financeiras, perante as dificuldades que possam surgir, realçando que em Portugal “um dos principais produtos de exportação é o peixe”.