Connect with us

Ministro do Ambiente inaugurou frente ribeirinha de Fão

Cávado

Ministro do Ambiente inaugurou frente ribeirinha de Fão

O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, inaugurou no passado dia 13 de junho, as obras de Requalificação da Frente Ribeirinha de Fão, numa cerimónia que contou também com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, entre outras entidades.

A obra, que foi executada no âmbito do Programa Polis Litoral Norte e correspondeu a um investimento de 565 mil euros, traduziu-se no reordenamento e requalificação da orla fluvial de Fão, compreendida entre o Largo do Cortinhal e a zona do molhe do Caldeirão. O percurso criado, numa extensão de 1300 metros, irá estabelecer as futuras Ecovias do Litoral Norte e do Cávado.

Jorge Moreira da Silva afirmou que é “um dia importante para Fão e para o concelho de Esposende”, que assinala a conclusão de um projecto reivindicado pela população há muitos anos.

unnamed

Esta foi, nos últimos dois anos, a sexta deslocação do ministro ao concelho. O mesmo referiu que “Esposende tem tido uma natureza prioritária”, uma vez que os seus territórios apresentam “alguma vulnerabilidade ligada às alterações climatéricas”.

O governante disse ainda que o investimento no litoral esposendense, no âmbito do programa em questão, ronda os 10 milhões de euros e as intervenções que estão a ser realizadas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Esposende e Marinhas os 11 milhões de euros.

O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, mostrou-se satisfeito com as obras realizadas, afirmando que é “um percurso contemplativo da beleza do Rio Cávado, da sua fauna e flora”. Num discurso crítico mas otimista, o autarca assinalou que 2014 apresentou o “melhor resultado financeiro de sempre” e sublinhou que ” há muito para fazer e para pôr em prática”.

O presidente da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Luís Peixoto, mostrou-se igualmente satisfeito, referindo que o espaço se tornou mais atrativo e aprazível e veio assegurar uma ligação mais segura e rápida entre o Caldeirão e o centro da vila.

Por seu lado, o presidente do Conselho de Administração da Polis Litoral Norte, Pimenta Machado, deu nota das intervenções de requalificação do litoral do concelho, sete das quais se encontram concluídas, num investimento de 5,86 milhões de euros.

unnamed (2)

Mais em Cávado

Bitnami