José Manuel Fernandes, que desempenhou as funções de ministro da Agricultura e Pescas na última legislatura, partilhou no início de maio, nas suas redes sociais, um vídeo onde presta homenagem à broa de milho, exaltando-a como símbolo da cultura, gastronomia e identidade minhota.
No vídeo, filmado na própria casa, o governante de Vila Verde é guiado na confeção da broa pela sua sogra Joaquina, uma guardiã dos saberes antigos e mãe da presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, esposa do ministro e ex-eurodeputado.
“Cozer a broa de milho sob a orientação da minha sogra Joaquina é uma experiência que me reaviva a memória, me transporta para o passado e me permite sentir e ver o moleiro que já não existe”, afirmou.
Tradição e ritual no coração do Minho
O ministro descreve com detalhe as etapas do processo artesanal, desde peneirar a farinha, colocar o fermento, amassar o milho com centeio e respeitar os ritos antigos, como marcar a massa com uma cruz antes de a deixar fermentar. A massa é depois moldada e cozida em forno a lenha, “que tem de estar bem aquecido até que o interior fique todo branco”.
“Mais do que alimento, a broa de milho é símbolo de comunhão, hospitalidade e solidariedade”, referiu, lembrando que a cultura do milho unia comunidades inteiras, desde a sementeira à desfolhada, muitas vezes em torno de fornos comunitários.
Património vivo
“É uma forma de reconhecer e agradecer o trabalho, o saber e o legado dos homens e das mulheres que, com bravura, trabalharam a terra e nos deram tradições e sabores únicos”, sublinhou.
Novamente eleito
Como O MINHO noticiou, José Manuel Fernandes voltou a ser eleito deputado pela AD nas eleições legislativas de 2025 através do círculo da Europa, depois de ter sido eleito pelo círculo eleitoral de Braga nas eleições legislativas de 2024.