Seguir o O MINHO

Desporto

Ministro da Educação em Ponte de Lima na Gala dos 25 Anos do Clube Náutico

em

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, preside à cerimónia de inauguração da ampliação do Centro Náutico Fernando Pimenta, em Ponte de Lima, e estará presente na Gala do 25º aniversário do Clube Náutico de Ponte de Lima. Nesta “Festa dos Campeões”, que decorre logo após a inauguração, na Expolima, serão homenageados mais de 50 atletas nacionais e internacionais.


O ministro, natural do concelho vizinho de Paredes de Coura, irá inaugurar a ampliação das instalações do Centro Náutico Fernando Pimenta. Segundo informou hoje a autarquia limiana, as obras de ampliação surgiram na sequência do “crescimento exponencial que as atividades náuticas proporcionaram ao Clube Náutico de Ponte de Lima”.

Fernando Pimenta conheceu Tiago Brandão Rodrigues em 2012, durante os Jogos Olímpicos de Londres, onde o atual ministro participou como adido.

Fernando Pimenta conheceu Tiago Brandão Rodrigues em 2012, durante os Jogos Olímpicos de Londres, onde o atual ministro participou como adido.

A intervenção permitiu, segundo a mesma nota, criar novas valências através da extensão em altura do edifício contíguo, mantendo a área de implantação e alterando apenas a área de construção e cércea, com uma proposta que passa por instalar uma estrutura em perfis metálicos semelhante à adotada na anterior intervenção, de modo a criar um equipamento essencialmente direcionado para apoiar a prática de atividades náuticas.

Centro Náutico Fernando Pimenta. Foto: arquivo

Centro Náutico Fernando Pimenta, na margem direita do rio Lima, junto à Ponte de N.ª Sr.ª da Guia. Foto: arquivo

O projeto incluí ainda a ligação entre os dois edifícios para poderem funcionar como um único espaço.

O Clube Náutico de Ponte de Lima realiza todos os anos a “Festa dos Campeões”, gala onde são distinguidos os atletas, treinadores e funcionários do clube. A festa, que inclui um jantar, está marcada para as 20:00 horas e irá decorrer na Expolima.

fernando-pimenta-atleta-do-ano

Foto: Fernando Pimenta/Facebook

Fernando Pimenta, que este mês foi distinguido como Melhor Atleta Masculino do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP), será a figura em destaque durante as comemorações.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Ponte de Lima. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Futebol

Portugal-Espanha: Aplausos e gritos de incentivo dos 2.500 adeptos em ‘nulo’

Covid-19

em

Vários aplausos e gritos de incentivo dos 2.500 espetadores presentes hoje no Estádio José Alvalade destacaram-se no ‘nulo’ entre Portugal e Espanha, no segundo teste no futebol profissional com vista ao regresso gradual dos adeptos aos estádios.

Depois do primeiro ensaio no jogo entre Santa Clara e Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, disputado no sábado, nos Açores, que contou com a presença de 873 pessoas, o Estádio de Sporting, em Lisboa, voltou a ter adeptos nas bancadas, mas apenas 5% da lotação.

Apesar de não ter existido um apoio constante do princípio ao fim no encontro particular, a presença do público fez-se notar em alguns momentos, com o primeiro grito ‘Portugal, Portugal’ a acontecer aos sete minutos, seguindo-se outras tantas vozes de incentivo e aplausos, que se mantiveram na segunda parte.

A entrada dos adeptos no recinto teve início pelas 18:00 e apenas a bancada inferior foi aberta, sendo que todos já estavam devidamente identificados, tendo sido ainda sujeitos ao controlo da temperatura à chegada.

Os espetadores, que adquiriram os ingressos via online, sentaram-se nos respetivos lugares respeitando o distanciamento físico e o uso obrigatório e permanente de máscara durante a partida.

Em 14 de outubro, um novo teste irá decorrer também no recinto do Sporting, com o aumento para 10% da capacidade, equivalente a quase 5.000 pessoas, no embate da equipa das ‘quinas’ frente à Suécia, relativo à Liga A da Liga das Nações.

Continuar a ler

Futebol

Portugal empata com Espanha em jogo particular

Futebol

em

Foto: DR

A seleção portuguesa de futebol empatou hoje a zero na receção à sua congénere de Espanha, num particular disputado com presença limitada de público, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

O 40.º embate entre as duas equipas teve oportunidades de golo para os dois conjuntos, sendo que, na segunda metade, Portugal acertou duas vezes na barra, por Cristiano Ronaldo e Renato Sanches.

Portugal defronta no domingo a França, em Saint-Denis, em encontro da terceira jornada do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações, e, em 14 de outubro, na quarta ronda, recebe a Suécia, novamente em Alvalade.

Continuar a ler

Futebol

Pepe ultrapassa Couto e é o defesa luso mais internacional

Seleção nacional

em

Foto: DR

O central Pepe tornou-se hoje o defesa mais internacional de sempre da seleção portuguesa de futebol, ultrapassando Fernando Couto, no particular frente à Espanha, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

O jogador de 37 anos, do FC Porto, chegou às 111 internacionalizações ‘AA’ e ultrapassou a marca de 110 de Fernando Couto, passando a ser o defesa que mais vezes vestiu a camisola da seleção de Portugal em toda a sua história.

Além deste ‘título’, Pepe isolou-se no quinto lugar dos mais internacionais da história da seleção nacional, ficando apenas atrás de Cristiano Ronaldo (166), Luís Figo (127 e já retirado), João Moutinho (124) e Nani (112).

Nascido em Maceió, no Brasil, Kléper Laveran Lima Ferreira, mais conhecido como Pepe, chegou a Portugal, mais precisamente à Madeira, com apenas 18 anos para representar o Marítimo e deu nas vistas, já que três anos depois foi contratado pelo FC Porto.
Com 25 anos, e sob a ‘alçada’ de Luiz Felipe Scolari, Pepe estreou-se na sua ‘casa’, no Estádio do Dragão, em novembro de 2007, num nulo perante a Finlândia, que na altura valeu a qualificação de Portugal para a fase final do Euro2008.

Foi apenas a primeira grande competição em que o defesa participou com a seleção nacional, seguindo-se o Mundial2010, na África do Sul, o Euro2012, na Polónia e Ucrânia, o Mundial2014, no Brasil, o Euro2016, em França, que acabou com Portugal campeão, e o Mundial2018, na Rússia.

Pepe foi mesmo nomeado o melhor em campo na final do Europeu de França, naquele que é até hoje o jogo mais importante da história da seleção nacional.

‘Patrão’ da defesa lusa há mais de uma década, em setembro de 2018, Pepe tornou-se apenas no sexto jogador na história a alcançar as 100 internacionalizações com Portugal, e o primeiro naturalizado, num particular no Algarve com a Croácia (1-1), em que o central fez o tento luso.

A nível de clubes, o defesa passou quase uma década no Real Madrid tendo depois representado o Besiktas durante duas temporadas, antes de regressar ao FC Porto.

Continuar a ler

Populares