Ministro da Cultura visitou o Convento de S. Domingos, em Viana

Castro Mendes, ministro da Cultura, esteve, no domingo passado, em Viana do Castelo, onde reuniu com o executivo municipal e visitou alguns espaços culturais da cidade, como o Convento de S. Domingos, informou, esta quarta-feira, o município vianense.

Em comunicado, a autarquia informou que Castro Mendes, que também assistiu ao cortejo da Romaria d’Agonia, foi recebido no convento pelo Bispo da Diocese, pelo vigário geral e pelo pároco de Monserrate.

Maria José Guerreiro, vereadora da Cultura da Câmara Municipal, apresentou ao ministro o projeto de conservação e restauro do convento, que está em fase de elaboração, depois de Castro Mendes ter visitado o túmulo do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires, sepultado naquele edifício.

O Convento de S. Domingos foi fundado em 1563 por Frei Bartolomeu dos Mártires e a igreja começou a ser construída em 1566. Este conjunto arquitetónico foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e caracteriza-se pelo aspeto militar, com destaque para os cubelos de influência francesa, que é considerada uma solução inédita no panorama artístico português.

Uma vez que a parte do convento tem sofrido alterações, designadamente a ocupação por repartições e serviços públicos e até um grande incêndio, é intenção da autarquia e da Fábrica da Igreja manter e conservar o importante acervo patrimonial, através de candidatura ao Norte 2020 para a sua reabilitação.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados