Arquivo

Ministras inauguram arranque das obras no futuro pólo do IPCA em Esposende

Ensino superior
Ministras inauguram arranque das obras no futuro pólo do ipca em esposende

As ministras da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do Ensino Superior, Elvira Fortunato, lançaram hoje a primeira pedra do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, salientando o investimento municipal no equipamento.

“Trata-se de um investimento, se nós considerarmos compra de terrenos, o edifício, equipamentos, de cerca de cinco milhões de euros, que representa um enorme esforço financeiro por parte do município”, disse, na cerimónia de apresentação, Ana Abrunhosa.

Segundo a ministra da Coesão Territorial, que falava hoje em Esposende (distrito de Braga), o projeto só foi possível “porque o município se substituiu ao Estado”, também através de um “um protcolo de cooperação com o Instituto Politécnico do Cávado e Ave”.

Ministras inauguram arranque das obras no futuro pólo do ipca em esposende
Foto: Governo

De acordo com uma nota do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), o edifício hoje lançado constituir-se-á “como o polo do IPCA [Instituto Politécnico do Cávado e Ave] em Esposende, albergando CTeSP [Cursos Técnicos Superiores Profissionais] na área da Hotelaria e Turismo e promovendo parcerias com empresas do setor”.

“Em Esposende, o IPCA desenvolverá igualmente uma Escola de Verão visando a internacionalização daquele Politécnico através de oferta de cursos, em particular, para estudantes internacionais”, refere o ministério liderado por Elvira Fortunato, que também esteve presente no lançamento.

A ministra do Ensino Superior pediu atenção “ao contexto sociodemográfico” onde se inserem as instituições, referindo, mais à frente, que “as dinâmicas demográficas podem constituir uma alavanca para repensar o modo como as instituições pensam a sua oferta formativa, formulam as suas políticas de investigação, concebem os modos de relacionamento com a comunidade, ou estruturam as suas estratégias de internacionalização”.

Ministras inauguram arranque das obras no futuro pólo do ipca em esposende

Já o presidente da câmara de Esposende, Benjamim Pereira (PSD), considerou o dia de hoje “verdadeiro histórico” para o município, relembrando que “não foi fácil” o caminho até hoje, relembrando o “concurso deserto” para a construção do polo e impugnações ao resultado do mesmo.

“Não foi fácil nem é fácil ter de iniciar as aulas em instalações provisórias, com custos elevadíssimos de adaptação do espaço face às especificidades dos cursos em questão, custos que ainda se mantêm”, apontou o autarca.

Ministras inauguram arranque das obras no futuro pólo do ipca em esposende
Foto: Governo

Já a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, assinalou que o investimento no Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) vai permitir “aumentar a oferta formativa com enorme impacto no tecido económico e social, os cursos técnico, profissionais, bem como a criação da escola de Verão”.

“Com este espaço, serão criadas as condições no território, com proximidade ao rio e ao mar, onde o distrito de Braga encontra a sua frente atlântica, com uma forte projeção internacional, que naturalmente, com este equipamento, queremos potenciar”, afirmou.

A inauguração do polo do IPCA em Esposende está prevista para daqui a um ano.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sindicatos pedem ao presidente da república para não promulgar concurso de professores

Sindicatos pedem ao Presidente da República para não promulgar concurso de professores

Próximo Artigo
Roubam cartão multibanco em fafe e vão às compras. Gastaram quase sete mil euros

Roubam cartão multibanco em Fafe e vão às compras. Gastaram quase sete mil euros

Artigos Relacionados