Seguir o O MINHO

Alto Minho

Ministra cumpre promessa e visita Cevide, aldeia mais a Norte de Portugal (e brindou na adega)

Em Cevide

em

Foto: Twitter / Governo

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve esta sexta-feira em Melgaço, onde inaugurou a Festa do Espumante que vai já na sétima edição naquele concelho do Alto Minho, mas não esqueceu a promessa deixada de visitar Cevide, a aldeia mais setentorial de Portugal.

O destaque desta vinda da governante ao Alto Minho foi mesmo na aldeia de Cevide, onde se encontra o primeiro marco do país, junto à fronteira com Espanha, entre os rios Minho e Trancoso.

Através das redes sociais, o ministério destacou Melgaço e Cevide como “o ponto mais a Norte de Portugal”, após aceitar a visita guiada de Mário Monteiro, um entusiasta pelas gentes e lugares de Cevide que habitualmente partilha nas redes sociais os encantos do lugar.

Foto: Twitter / Governo

“Vimos as obras de requalificação do Município de Melgaço: o largo, a ponte pedonal, acessos melhorados à ponte internacional e o trilho do contrabando. Ainda tivemos o gosto de brindar na adega com vinho Aqui começa Portugal”, lê-se no tweet da ministra.

Foto: Twitter / Governo

“Na aldeia que acolhe o marco da fronteira n.º 1 com Espanha, entre as margens do rio Minho e do rio Trancoso, fizemos uma visita guiada com o incansável Mário Monteiro, orgulhoso residente e divulgador deste lugar simbólico, cada vez mais procurado por visitantes e turistas”, salientou.

 

Já Mário Monteiro contextualizou a visita: “Iniciou no largo de Cevide, junto à estátua do contrabandista e do símbolo do início de Portugal, da autoria da escultora Madalena Lima , daí seguimos para os passadiços (a mais recente obra do Município) que nos leva ao Marco N° 1, atravessamos a bonita e original ponte internacional entre Portugal e Espanha. Subimos a caneja do contrabando ao som das histórias de ‘gente sem medo'”.

E prosseguiu: “A senhora Ministra foi homenageada na Capela de Santo António pela Real Confraria de São Teotónio. Terminou esta visita na adega da casa de Cevide onde se brindou com o vinho Alvarinho Aqui Começa Portugal”.

O cevidense referiu que esta foi uma promessa cumprida e que a vinda da ministra a Cevide “jamais será esquecida”.

Ministra inaugurou Festa do Espumante de Melgaço

Festa do Espumante

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inaugurou na sexta-feira a VII edição da Festa do Espumante de Melgaço. O certame reúne, até domingo, uma grande montra de espumantes de Alvarinho, com 15 produtores da sub-região de Monção e Melgaço, para além de vários outros produtos locais à venda.

Em comunicado, o presidente da Câmara Manoel Baptista refere que a Festa do Espumante de Melgaço, ontem inaugurada pela ministra, teve a sua primeira edição em 2015 e desde então “tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer”.

“A Festa do Espumante foi uma aposta arriscada, mas hoje o certame já se afirmou. E prova disso são os números: em 2019 tivemos cerca de 9 mil visitantes. É uma montra privilegiada para o nosso Alvarinho e para a gastronomia regional. Não tenho dúvidas, nenhumas, de que é uma aposta ganha!», afirmou o autarca.

Populares