Arquivo

Ministra da Ciência e Ensino Superior homenageada na UMinho

Elvira Fortunato
Ministra da ciência e ensino superior homenageada na uminho
Elvira Fortunato. Foto: DR / Arquivo

Elvira Fortunato, atual ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e João Bordado, do Instituto Superior Técnico, vão ser distinguidos esta quinta-feira na conferência “Materiais 2023”, em Guimarães, com o “Prémio de Carreira e Reconhecimento” da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), foi hoje anunciado.

A sessão decorre às 17:00, no encerramento do evento, que junta 240 participantes desde terça-feira no Centro Cultural Vila Flor, numa organização do Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho e do Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP).

A sessão final inclui também intervenções do presidente da SPM, Jorge Lino, da vice-presidente do Município de Guimarães, Adelina Pinto, do vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira, e da ministra Elvira Fortunato.

A conferência agrega em simultâneo o XII Simpósio Internacional de Materiais e o XXI Congresso da SPM. O programa foca os mais recentes avanços na área e um futuro mais sustentável. Conta com 155 palestras em quatro sessões paralelas, 120 comunicações em poster, além de workshops, uma ação de formação, uma feira empresarial, um tributo à professora Teresa Cidade e momentos sociais, reforçando assim a colaboração em rede e a divulgação de resultados científicos, técnicos e industriais.

Alexandre Marques, Ugo Lafont e Francisco Chinesta são os oradores principais e abrem os trabalhos de cada dia. A coordenação geral da iniciativa cabe aos professores Ana Vera Machado, José António Covas e Júlio Cesar Viana, do Departamento de Engenharia de Polímeros da UMinho, o qual é uma “referência nacional e internacional neste âmbito”, conforme refere o comunicado enviado às redações pela instituição de ensino superior.

A cientista e professora catedrática Elvira Fortunato é pioneira mundial na eletrónica de papel, nomeadamente em transístores, memórias, baterias, ecrãs, antenas e células solares. O professor catedrático e engenheiro químico João Bordado é autor de mais de 20 patentes e centra a pesquisa na catálise e produção de polímeros reativos a partir de recursos renováveis.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Nova estátua de d. Afonso henriques ia ser apresentada em guimarães, mas passou para coimbra

Nova estátua de D. Afonso Henriques ia ser apresentada em Guimarães, mas passou para Coimbra

Próximo Artigo
Il quer a lista de deputados do ps presentes na “reunião preparatória” com ceo da tap

IL quer a lista de deputados do PS presentes na “reunião preparatória” com CEO da TAP

Artigos Relacionados