A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, visitou o polo de Belinho da Cooperativa Agrícola de Esposende, numa ação em que foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Benjamim Pereira, e o vereador com a área funcional da Agricultura e Pescas, Sérgio Mano.
A ministra encontra-se a colher contributos, junto dos agentes locais, tendo em vista a elaboração do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.
Em comunicado enviado a O MINHO, a autarquia refere que Benjamim Pereira realçou a componente social que a agricultura desempenha no concelho de Esposende, além de alertar para as necessidades que os agricultores locais revelam, nomeadamente na elucidação sobre a abertura de apoios comunitários, enfatizando, ainda a especificidade que o setor primário revela neste concelho.
Na ocasião, o presidente da direção da Cooperativa Agrícola de Esposende, Luís Alves, evidenciou as dificuldades com que se debatem os agricultores locais, nomeadamente nos acessos ao mercado global.
A Cooperativa Agrícola de Esposende conta com cerca de mil associados, evidenciando-se a produção de hortícolas e de leite.
Maria do Céu Antunes pretende dar a conhecer, a profissionais e associações do setor, autarcas, universidades e politécnicos, os instrumentos delineados, após a primeira consulta pública alargada, realizada entre novembro de 2020 e janeiro deste ano e que recebeu 68 contributos.